Diretoria de Acessibilidade da UFMA realiza X Ciclo de Debates Inclusivos

publicado: 19/07/2023 14h57, última modificação: 19/07/2023 21h43
Diretoria de Acessibilidade da UFMA realiza X Ciclo de Debates Inclusivos

Será realizado, amanhã, 20, a partir das 15h, no canal no YouTube da Diretoria de Acessibilidade ( Daces), o X Ciclo de Debates Inclusivos. A iniciativa é voltada para tradutores intérpretes de libras e comunidade em geral, visando, dessa forma, expandir as discussões sobre os desafios da carreira de tradutor intérprete de Libras na esfera federal.

Roselane Martins, principal organizadora do evento, explica que a escolha do tema é propício para este momento de discussão e luta dos tradutores intérpretes de Libras de todo o país, pois vivenciam um momento crítico em relação à não valorização, perdas financeiras, adoecimento e carência de profissionais nas instituições de ensino federal.

"O ingresso de discentes surdos nas universidades e institutos federais aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas não houve, proporcionalmente, o aumento de vagas para o profissional que os acompanha. Com a suspensão de concurso para o cargo, as instituições federais de ensino estão recorrendo às terceirizações para manter os atendimentos, o que tem acarretado a precarização do serviço e a não valorização dos profissionais", expõe.

A tradutora intérprete pontua também que esse cenário é realidade em diversas universidades e institutos federais no Brasil. "A discussão sobre a realidade do profissional no que se refere à carreira, à formação, à qualidade de vida e à continuidade do serviço se faz necessária para que possamos reverter positivamente o cenário atual" expressa.

O evento trará, como palestrante convidado, o Tradutor Intérprete de Libras do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Felipe Oliver. O período para as inscrições segue aberto até o dia da realização, por meio da plataforma Sigeventos.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro