Diretores dos centros de ciências de Codó, Bacabal e Grajaú cumprem agenda em São Luís

publicado: 31/01/2023 13h21, última modificação: 31/01/2023 20h04
A visita ocorreu entre os dias 25 e 27 deste mês, em vários setores da gestão superior da UFMA

No período de 25 a 27 deste mês, os diretores dos centros de ciências de Codó, Bacabal e Grajaú participaram de reuniões com a administração superior da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. Os encontros ocorreram nos gabinetes da Reitoria; Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PPGP); Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes); Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma); Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT); Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec); Superintendência de Infraestrutura (Sinfra); e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Nas ocasiões, foram pautadas melhorias para o desenvolvimento dos câmpus do continente, entre elas, a questão da infraestrutura dos locais e do fortalecimento das parcerias com as unidades acadêmicas do interior. Umas das principais metas foi difundir as diversas possibilidades de desenvolvimento de pesquisas nos câmpus da UFMA, a fim de ampliar um alcance maior aos projetos de pesquisa e extensão já produzidos.

Ações voltadas à ampliação da comunidade acadêmica, atenção especial à entrada e formação de discentes foram temas discutidos nos encontros. Na gestão do reitor Natalino Salgado, nas palavras da docente Lucélia de Sousa Almeida, diretora do Centro de Ciências de Bacabal, a Universidade recorreu a várias medidas para ampliar o atendimento nas mais diversificadas áreas de conhecimento, a fim de minimizar o impacto que a pandemia causou à vida acadêmica.

Lucélia de Sousa afirma que a intenção é permanecer no processo de soluções modernas em novos investimentos em tecnologia, inovação e infraestrutura, para oferecer mais visibilidade e valorização da ciência nos câmpus. “Vale destacar, por exemplo, a rápida resposta da UFMA no período do isolamento social, com a oferta dos auxílios equipamento tecnológico e internet. Muitos dos nossos alunos beneficiados enfatizaram a importância deles”, ressaltou.

A professora foi categórica ao afirmar que programas de pós-graduação são vistos como um fator positivo na avaliação das universidades do Brasil. Com base nessa preocupação, a pós-graduação pensada para avançar ainda mais nos interiores do Maranhão reafirma, em sua análise, o principal papel da Universidade Federal do Maranhão, em oferecer educação de qualidade para toda a região maranhense.

“Temos avançado muito na capital, em termos de quantidade e, sobretudo, na qualidade dos programas. Nesse sentido, esse avanço também está sendo pensado para os centros de ciências do continente, uma vez que contamos com um corpo docente de excelente qualidade”, lembrou a docente.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras