Notícias
Diretora da EDUFMA ministra Curso de Editoração e Indexação em Bases de Dados
A diretora da EDUFMA, Suênia Oliveira Mendes, ministrou um curso de “Processo Editorial de Periódico Científico no Open Journal Systems (OJS) e Indexação em Bases de Dados”, em Belém, no Pará. O evento foi voltado para interessados em processo de gestão de periódicos científicos e teve carga horária de 18h. O curso foi promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Pará (MPPA).
Sendo a comunicação um dos pré-requisitos para que a ciência aconteça, a revista científica é um importante canal formal de validação dos resultados das pesquisas. O ambiente virtual impactou a comunicação oportunizando diálogos diretos entre autores e leitores, além da disponibilização e democratização da informação científica a um clique do pesquisador.
“O curso teve o objetivo de proporcionar aos responsáveis por periódicos científicos conhecimentos editoriais e de qualificação das revistas para a visibilidade nacional e internacional do periódico, conforme os critérios exigidos pelas bases de dados e o sistema de avaliação do Brasil (Qualis Periódicos CAPES), dessa maneira, proporcionando transparência, boas práticas no processo editorial e reconhecimento dos periódicos científicos”, explica Suênia sobre o objetivo e a importância do curso.
Durante o processo, foi criado uma revista teste, e Suênia explica que foi uma forma de aprendizagem em que o erro poderia ser feito para que fosse corrigido e, de forma prática, entender como funciona o processo de publicação científica no sistema. Nesse sentido, o curso atende ao objetivo de instrumentalizar a equipe do Ministério Público do Pará.
A diretora acrescentou a importância de levar o curso para uma equipe e capacitá-los no contexto acadêmico, científico e público: "A publicação científica está inserida dentro da comunicação, você vai a um evento, e ele se torna uma comunicação, e o periódico é a oficialização que tem um registro padronizado de publicação seriada internacional, ou seja, existem critérios para a oficialização desses canais, a importância em um contexto internacional é enorme, e existem diferenças por país. O que eu falo de publicação científica no Brasil, na América Latina, é diferente da América do Norte e Europa, falando politicamente na questão de investimento, no contexto brasileiro, que tem essas características de essas revistas e publicações serem incentivadas e terem uma estrutura governamental e pública, enquanto, na América do Norte e Europa, ela é comercial, visando ao lucro".
Por: Karina Soares
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante