Notícias

Diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da UFMA, Jhonatan Almada, é indicado ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022

publicado: 24/06/2022 10h33, última modificação: 25/06/2022 16h33

O diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da UFMA, Jhonatan Uelson Pereira Sousa Almada, foi indicado para o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. Concedido desde 1988, a premiação é entregue anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e tem por objetivo homenagear três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa da promoção da educação no Brasil.  

Para a premiação deste ano, foram indicados 66 nomes, sendo 8 deles entidades. No dia 13 de julho, a Comissão de Educação fará a reunião para escolher os três nomes que receberão o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação no dia 22 de novembro, em que os escolhidos receberão diplomas de menção de honrosa e medalhas. 

O diretor foi indicado ao prêmio pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA) e pelo deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) pelo reconhecimento ao trabalho realizado no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e como secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti). 

O trabalho de Jhonatan Almada, como reitor do Iema entre 2017 a 2020, foi reconhecido em nível nacional e internacional, quando liderou a implantação Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atualmente conta com 44 unidades, atingindo um total de dez mil estudantes em educação técnica de tempo integral, tendo qualificado mais de 127 mil jovens e adultos em cursos profissionalizantes. Devido a esses resultados, o Iema é, atualmente, a única escola pública do Maranhão integrante da rede de escolas associadas da Unesco.  

Como secretário de Estado da Secti entre 2016 e 2017, criou o programa estadual de popularização da ciência e educação, intitulado “Luminar Caravana da Ciência”, que atendeu mais de oitenta mil crianças e adolescentes de 109 municípios do Maranhão, com oficinas de astronomia, arqueologia, robótica, eletricidade sustentável, programação e matemática, além de disponibilizar um planetário.  

O diretor Nunes comentou que a indicação ao prêmio representa o reconhecimento a uma trajetória de trabalho em prol da educação e da ciência. “Isso tem um significado muito grande para mim, especialmente se nós considerarmos que, neste ano de 2022, celebra-se o centenário de Darcy Ribeiro. Para a UFMA, representa também o reconhecimento da qualidade de seu quadro de servidores e do serviço público federal, que tem contribuído em diferentes âmbitos com o desenvolvimento do Brasil no avanço da educação, ciência, tecnologia e da inovação”, disse. 

Por: Rafaela Pinheiro

Produção: Bruna Castro

Foto: Blog do Almada

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: