Notícias

Diretor de Acessibilidade da UFMA é eleito vice-coordenador do CONACESSI Nordeste e amplia representatividade da Universidade em âmbito nacional

publicado: 23/10/2025 16h42, última modificação: 23/10/2025 19h37
Diretor de Acessibilidade da UFMA é eleito vice-coordenador do CONACESSI Nordeste e amplia representatividade da Universidade em âmbito nacional

Cedric Tempel foi eleito vice-coordenador da região nordeste no Conacessi. Foto: acervo pessoal

O diretor de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cedric Tempel Nakasu, é eleito vice-coordenador da Região Nordeste no Colégio Nacional de Gestores de Acessibilidade na Educação Superior (CONACESSI), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para a gestão 2025-2026.

A eleição da nova diretoria do Conacessi ocorreu na III Reunião e Seminário do Colégio Nacional de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais, em Brasília, nos dias 20 e 21 de outubro, na sede da Andifes, em votação feita pelos coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais que estavam presentes. Cada regional votou e escolheu seus representantes. A regional Nordeste manteve a atual coordenadora, Núbia Teixeira, e, em votação, Cedric Tempel foi escolhido para o cargo de vice-coordenador.

A presença do Diretor de Acessibilidade da UFMA no cargo de vice-coordenador da Região Nordeste no CONACESSI posiciona a instituição como referência regional em acessibilidade educacional com o importante papel de buscar o fortalecimento das políticas de acessibilidade no âmbito das universidades públicas brasileiras.

Cedric destaca a relevância institucional para a UFMA:

“Essa posição amplia a representatividade da UFMA em um espaço estratégico de articulação nacional das políticas de inclusão e acessibilidade na educação superior, possibilitando à instituição contribuir de forma ativa para a formulação, caminhos de implementação e avaliação de diretrizes que orientam as práticas de acessibilidade em todo o país. Essa participação amplia o diálogo com políticas públicas federais, editais de fomento e instâncias decisórias”.

Para Cedric “a vice-coordenação e participação ativa nas atividades do CONACESSI permite à UFMA estabelecer uma ponte entre as universidades não somente do Nordeste, mas de todo o país, fomentando o intercâmbio de experiências, boas práticas e projetos conjuntos voltados à acessibilidade. Essa interlocução favorece o desenvolvimento de redes colaborativas regionais e nacionais”, acrescenta Cedric.

A nova função também “representa um reconhecimento da trajetória e das ações da Diretoria de Acessibilidade (DACES-UFMA), que vem consolidando um repertório de boas práticas em inclusão a estudantes com deficiência desde sua criação”, conclui o novo vice-coordenador da Região Nordeste no CONACESSI.

O CONACESSI tem atuado como um interlocutor essencial de diálogo, propostas e pesquisas acerca das práticas dos Núcleos de Acessibilidade entre gestores, Ministério da Educação (MEC), Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e demais órgãos públicos. Dessa forma, o diretor de Acessibilidade da UFMA acredita que, durante a gestão, atuará em conjunto com a coordenação regional para articular com as universidades federais do Nordeste os eixos norteadores do CONACESSI.

Sobre o CONACESSI

O Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais é um órgão de assessoramento nas temáticas ligadas à promoção da inclusão e acessibilidade nas universidades federais e se compromete com ações junto aos representantes Institucionais dos Núcleos de Acessibilidade e à Andifes.

Essa representatividade reforça a visão da UFMA como uma universidade comprometida com os direitos humanos, com a diversidade e com a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, ampliando sua capacidade de colaboração no cenário nacional, contribuindo diretamente para o avanço da acessibilidade e da inclusão na educação superior brasileira.

Por: Ingrid Trindade

Foto: acervo pessoal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: