Dieta, doenças sistêmicas e microbiota bucal são temas de palestra promovida pelo PPGO

publicado: 22/04/2024 12h21, última modificação: 22/04/2024 12h21
Inscrições para participar do evento vão até 20 de maio

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizará a palestra "Ecossistema Bucal: Explorando as Influências da Dieta, Doenças Sistêmicas e Outros Fatores na Microbiota Oral", que abordará as interações entre dieta, doenças sistêmicas e microbiota bucal. O evento ocorrerá presencialmente no auditório Sergio Ferreti (CEB Velho), no Campus São Luís, no dia 21 de maio, a partir das 9h.

A palestra discutirá sobre a microbiota oral, que é um conjunto de microrganismos que habitam naturalmente no órgão bucal e desempenham um quadro fundamental em nossa saúde por causar doenças orais e até doenças sistêmicas no organismo, como doenças intestinais e cardíacas. Durante o evento, também serão abordados aspectos conceituais sobre as diversas vias metabólicas, a demonstração do padrão de dieta e a presença de doenças sistêmicas que podem afetar a composição da microbiota da boca.

Segundo Vandilson Rodrigues, docente do PPGO, a atividade do curso possibilita mais conhecimentos para os alunos e professores da Universidade, abrangendo um espaço para assuntos pertinentes como a microbiota oral. "O curso oferece aos estudantes e pesquisadores da UFMA a oportunidade de refletir cientificamente sobre os mecanismos biológicos que explicam como os hábitos alimentares podem impactar e modificar a composição complexa da comunidade microbiológica da boca e suas possíveis repercussões sobre a saúde bucal e sistêmica", afirma.

O evento faz parte de uma série de cursos promovidos pelo PPGO, com a participação de pesquisadores de destaque nacional a fim de dialogar com o programa e firmar parcerias estratégicas. "O intercâmbio entre os pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior possibilita a consolidação de parceiras e início de atividades em cooperação mútua, além de permitir o planejamento de ações de mobilidade acadêmica estudantil ", acrescenta Vandilson Rodrigues.

A palestra "Ecossistema Bucal: Explorando as Influências da Dieta, Doenças Sistêmicas e Outros Fatores na Microbiota Oral" será ministrada pelo convidado Renato Cassarin, professor associado da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Universidade Estadual de Campinas UNICAMP). O pesquisador atua principalmente nas seguintes temáticas: estudos clínicos randomizados, microbiologia da doença periodontal, antibioticoterapia e doença periodontal agressiva e outros fatores associados a doença periodontal.

As inscrições para o evento são gratuitas e estão dirigidas a graduandos, pós-graduandos, profissionais da Odontologia, Nutrição e ciências correlatas. Para participar, os interessados devem acessar o link até 20 de maio.

Por: Camilla Fernanda