Notícias
DIDAAF realiza pesquisa com discentes de graduação que ingressaram por meio de cotas para quilombolas no anos de 2024 e 2025
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF), está realizando uma pesquisa com estudantes que ingressaram nos cursos de graduação por meio das cotas para quilombolas nos anos de 2024 e 2025. O formulário foi enviado para o e-mail institucional dos discentes e pode ser respondido até o dia 4 de julho.
O mapeamento é destinado somente aos alunos cotitas quilombolas. A participação tem por propósito reunir informações sobre a trajetória acadêmica dos discentes e fortalecer as políticas de ações afirmativas na Universidade.
Segundo o diretor da DIDAAF, Acildo Leite, o objetivo dessa pesquisa é “o fortalecimento das ações afirmativas e para a construção de uma Universidade cada vez mais inclusiva”, explica
Com essa iniciativa, a UFMA visa registrar a trajetória acadêmica de estudantes cotistas quilombolas; construir um banco de dados institucional voltado às ações afirmativas para quilombolas; subsidiar estudos, diagnósticos e ações que contribuam para a permanência e valorização dos estudantes quilombolas; e produzir materiais de memória e divulgação das ações afirmativas em diferentes formatos (vídeos, publicações, exposições, entre outros), sempre com fins acadêmicos, educativos e institucionais.
Para eventuais dúvidas, entre em contato com a Divisão de Ações Afirmativas e Relações Étnico Raciais (DIAFRE) por e-mail: diafre.didaaf@ufma.br.
Revisão: Jáder Cavalcante