Notícias

Diálogo filosófico: UFMA reúne colóquios e congressos em evento internacional sobre Rousseau e Kant

publicado: 26/06/2025 10h18, última modificação: 26/06/2025 13h53
Diálogo filosófico: UFMA reúne colóquios e congressos em evento internacional sobre Rousseau e Kant

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou, na última quarta-feira, 25, mais uma edição do encontro acadêmico sobre filosofia moderna, reunindo, em um só evento, quatro importantes iniciativas: o XI Colóquio Internacional Rousseau, o III Congresso Internacional Rousseau x Kant – UFMA, o V Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau – UFMA e o III Congresso Nacional Kant – UFMA. Com o tema central “Discursos e Críticas”, a programação segue até sexta-feira, 27, no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), com conferências, mesas de debate, apresentações de trabalhos e minicurso gratuito.

Promovido pelos Grupos de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau (Gepi Rousseau) e Kant (Gepi Kant), o evento propõe reflexões filosóficas e interdisciplinares com baae na obra dos pensadores Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant. Segundo o coordenador do evento e diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), Luciano Façanha, reunir os quatro congressos em uma única programação amplia a potência do debate.

“São eventos financiados pela Fapema e pelo PAEP-CAPES, dessa vez, com o tema ‘Discursos e Críticas’. São dois gêneros muito utilizados pelos filósofos e que podem reverberar em muitas questões que são discutidas tanto no século XVIII quanto na atualidade”, destacou.

Ainda segundo Luciano, “o objetivo principal é fazer com que os grupos de pesquisa, principalmente o Gepi Rousseau e o Gepi Kant, possam, reverberando as suas questões, observar como é que os pesquisadores nacionais enxergam as nossas questões, como é que os pesquisadores internacionais também nos leem, resultando em um diálogo constante e que pode ensejar várias possibilidades positivas para a nossa sociedade”.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Cristiano Capovilla, que reiterou a parceria histórica da fundação com o evento e sua relevância para as ciências humanas.

“É um evento importantíssimo para o campo das Ciências Humanas. A Fapema é uma parceira, desde sempre, desse Colóquio. Então, pela sua longevidade, pela agregação dos debates, da discussões, com um campo tão importante que é a filosofia para as Ciências Humanas, a Fapema se sente muito prestigiada e feliz, com a participação dos estudantes, da comunidade acadêmica, da comunidade filosófica”, afirmou.

Para as discentes do curso de Filosofia da UFMA, Cristiane Fernandes e Thallesa Nascimento, participar do evento tem sido uma oportunidade de aproximação inicial com os pensamentos de Rousseau e Kant.

“O evento também é um meio para a gente iniciar e conseguir entender muito mais. Até porque os filósofos são um pouco complexos. Então, escutar a perspectiva dos participantes que estão no evento é importante para a gente acrescentar os nossos estudos. Então, vejo o evento dentro dessa perspectiva mais de introdução ao assunto”, disse Thallesa.

Cristiane complementou: “Ainda não me aprofundei em Kant. Tenho mais afinidade com outras áreas, mas vejo essa como uma oportunidade de iniciar um contato mais próximo com esses dois filósofos”.

Entre discentes de graduação e pós-graduação, docentes e entusiastas dos filósofos, também participaram da solenidade de abertura: o chefe do Departamento de Filosofia, Alexandre Jordão Baptista; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Flávio Luiz de Castro Freitas; a coordenadora do evento, Zilmara de Jesus Viana de Carvalho; e o líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jaques Rousseau, representando o GT Rousseau e o Iluminismo da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, Renato Mosacteli.

A cerimônia ainda contou a apresentação do número musical "Maranhão, meu canto e encanto", com direção musical do professor Norlan Aragão Lima, e participação do Coro do Projeto Cápsula Musical, do Colégio Universitário da UFMA, dirigido e coordenado pela professora Eliza de Oliveira Rocha.

A realização simultânea do colóquio e dos congressos reforça o compromisso da UFMA com a integração entre ensino, pesquisa e internacionalização, consolidando a Universidade como um polo de referência no debate filosófico e acadêmico no país.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Maria Clara Botentuit

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: