Dia Nacional do Repórter é comemorado nesta terça-feira, 16 de fevereiro

publicado: 16/02/2021 09h00, última modificação: 17/02/2021 11h02

Nesta terça-feira, 16 de fevereiro, é comemorado o Dia do Repórter. A data é destacada em homenagem aos profissionais encarregados de apurar fatos, cobrir notícias, investigar acontecimentos e comunicar informações de interesse da sociedade. O cargo de repórter está presente na televisão, no rádio, na internet e também no jornalismo impresso.

O surgimento dos primeiros repórteres ocorreu em 1442, quando o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas, dando lugar à impressão manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o aparecimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes, as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.

No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século XIX. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens. Essas são caracterizadas pelo aprofundamento investigativo da informação, pesquisa, contextualização, abordagem multiangular e narrativa diferenciada.

Para quem pretende atuar na área, a Universidade Federal do Maranhão oferece a graduação em Comunicação Social desde 1970.  O curso funciona no turno vespertino, com Integralização de 8 a 12 semestres letivos. Desde seu início, a graduação apresenta constante evolução para formar profissionais capacitados e com excelência profissional.

Por: Kelle Dias

Produção: Laís Costa