Dia Nacional da Liberdade de Imprensa: data marcada pelo direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações

publicado: 07/06/2022 17h16, última modificação: 07/06/2022 20h36
Dia Nacional da Liberdade de Imprensa data marcada pelo direito dos profissionais da mídia de fazer circular livremente as informações.jpeg

A data 7 de junho é celebrada em todo o país por profissionais da área por meio do exercício de seu trabalho. “A liberdade de imprensa é um preceito fundamental da república e da democracia. Foi uma conquista árdua dos profissionais da comunicação e de instituições cidadãs ao longo da história que enfrentaram diversos tipos de censura para garantir o direito de imprimir e se expressar por diversos meios”, conta Ed Wilson Ferreira, professor do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado, sobre a importância do dia de hoje.

No Brasil, é a concentração empresarial dos meios de comunicação em grandes conglomerados que formam os oligopólios. A liberdade de imprensa passa necessariamente por uma reforma da comunicação que possa equilibrar a relação entre os modelos privado, público e estatal de comunicação. "É preciso relativizar esse conceito de imprensa ‘livre’ porque a liberdade é mais propícia à mídia de mercado, aos meios vinculados às grandes redes e aos conglomerados concentrados em poucas famílias proprietárias de redes de TV, rádio e televisão. Esse cenário se reflete nos estados, onde ocorre o processo de ‘coronelismo’ da mídia", enfatizou o docente.

A imprensa tem o direito de liberdade, mas também tem uma obrigação com a ética, pois os meios de comunicação têm o direito e o dever de levar informação de qualidade para a sociedade. O professor Ed Wilson, falou sobre a imprensa brasileira que foi marcada pela censura, controle dos meios e as perspectivas democráticas e algumas dificuldades como profissional da área.

A história da imprensa é marcada pela disputa entre a censura / controle dos meios. “Vivemos vários períodos de censura em diferentes fases políticas. Hoje não temos censura explícita, mas temos o controle dos grandes meios pelo setor empresarial que concentra a produção e a distribuição de quase tudo, apesar da oferta de produção das redes digitais”, destacou.

Em sua experiência profissional, como editor de blog e membro da Agência Tambor, Ed Wilson diz sentir na pele as dificuldades de fazer comunicação sem financiamento do mercado e fora do circuito de acesso aos recursos públicos. “É uma relação muito desigual produzir conteúdo de interesse público em meios pequenos diante dos gigantes da comunicação. Por isso o conceito de ‘liberdade de imprensa’ não vale para todos. Existe mais liberdade para a mídia empresarial, para o mercado de comunicação”, afirmou.

Saiba +

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa lembra um manifesto de 1977 exigindo o fim da censura à imprensa e à restrição da liberdade de informação. Assinado por quase 3 mil jornalistas, o documento, publicado no Boletim da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), denunciava a apreensão de edições inteiras de periódicos, a omissão de informações por parte do governo e a ameaça representada pelo AI-5, o ato institucional que inaugurou a fase mais dura da ditadura brasileira.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Albuquerque