Notícias
Dia Mundial da Saúde Ocular: UFMA alerta para a prevenção e o diagnóstico de doenças que atingem a visão
No próximo dia 10 de julho, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Ocular. Em alusão à data, a Divisão de Qualidade de Vida, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com a Geap e o Grupo OftalmoCentro, promoveu, nesta quarta-feira, 3, uma manhã de cuidados dos olhos. O objetivo foi alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão. Durante a ação, foram ofertados aferição de pressão ocular e exame de acuidade visual a servidores — docentes e técnico-administrativos.
“Essa ação é em alusão ao Dia da Saúde Ocular, que é comemorado dia 10 de julho. Então, a ideia é que essas pessoas façam os exames de forma preventiva para poder dar continuidade posteriormente também a um tratamento mais específico”, explicou Alynne Queiroz, diretora em exercício da Divisão de Qualidade de Vida.
Alynne avalia a ação também como promoção de qualidade de vida. “A divisão de qualidade de vida trabalha nesse sentido, da prevenção e promoção à saúde. Então, quanto antes a gente detectar algum tipo de problema e a gente possa intervir, melhor para que a gente possa ter uma produtividade, uma qualidade de vida nesse sentido”, pontuou.
As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Em alguns casos, essas e outras doenças, podem ser assintomáticas no início. Nesse contexto, Cristiane Muniz, enfermeira responsável pelos exames realizados, salienta que esse tipo de ação pode acender o alerta para alguma doença. “Por meio dessas ações, é que a gente pode detectar algumas patologias que o paciente, no seu dia a dia, não tem como perceber. Então, essa ação, em relação a alguns exames pré-oftalmológicos, no caso, tonometria e acuidade visual, é de grande importância”, pontuou a enfermeira.
Em poucos minutos, o servidor Márcio José Rodrigues pôde conferir a pressão ocular, verificar a acuidade da visão e ser encaminhado um atendimento posterior que vai detalhar sua condição ocular. Para ele, a ação foi positiva. “É uma preocupação que a Universidade está tendo com a saúde do trabalhador, do servidor. Eu acho que é importante a gente ter essas avaliações, inclusive em outras áreas”, sugeriu Marcio.
A docente Maria Luiza Cruz também tirou um tempo do seu dia para fazer os exames. “O professor, as outras pessoas também, mas o professor sempre vai fazer depois. Depois ele faz, depois ele vai quando o olho não está enxergando, o olho começa a coçar... as pessoas também vão buscar a única coisa que incomoda no olho, que é não enxergar. E a saúde ocular, além do não enxergar, é a pressão intraocular, que revela doenças pré-existentes ou que estão se manifestando. A prevenção é o segredo da boa saúde, inclusive ocular”, observou a professora.
Glaucoma e catarata
No Brasil, estima-se que apenas o glaucoma atinja cerca de um milhão de pessoas. A doença, quando não diagnosticada e tratada a tempo, leva à cegueira irreversível. Para as pessoas que têm histórico de glaucoma na família, o exame preventivo é imprescindível, já que apresentam mais chances de desenvolver a doença. Também fazem parte do grupo de risco os portadores de diabetes; os míopes e hipermétropes; os maiores de 60 anos; e negros, principalmente, com mais de quarenta anos de idade.
A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa vinte milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano.
As consultas de rotina com o oftalmologista são imprescindíveis para o diagnóstico e tratamento tanto da catarata quanto do glaucoma e de outras doenças que atingem a visão.
Dia Mundial da saúde Ocular
Segundo a OMS, mais de 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual no mundo. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. Por isso, a OMS e a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB) criaram o Dia da Saúde Ocular, com o objetivo principal de promover a prevenção da cegueira.
A eliminação da cegueira evitável e/ou curável é uma questão social de grande importância, uma vez que essa condição tem impactos significativos em todos os aspectos do desenvolvimento humano, social, econômico e na qualidade de vida.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Gabriel Jansen
Revisão: Jáder Cavalcante