publicado: 24/11/2022 17h00, última modificação: 25/11/2022 20h13
Dia de Campo em Chapadinha traz discussão sobre alimentação animal e manejo de pastagens na seca.jpeg

O grupo de pesquisa Forragicultura e Pastagens no Maranhão (FOPAMA), realiza, nessa sexta-feira, 25, no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), o XII Dia de Campo, com o tema “Estratégias de Alimentação Animal e Manejo de Pastagens na Estiagem”. O evento é organizado por alunos do curso de Zootecnia, sob a coordenação dos professores Rosane Cláudia Rodrigues, Ana Paula Ribeiro de Jesus, José Roberto Brito de Freitas e Ivo Guilherme Ribeiro de Araújo, e tem como público-alvo produtores rurais da região, comunidade acadêmica e população em geral.

Em sua 12° edição, o Dia de Campo está recheado de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os participantes terão acesso a palestras e minicursos em que serão apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas por professores e alunos do grupo Fopama, além de discussões sobre temas relacionados ao setor, tais como silagem, Capineira BRS Capiaçu e irrigação. A iniciativa também envolve discentes do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, que ficarão responsáveis por supervisionar os alunos da graduação durante a apresentação dos trabalhos para a comunidade.

Ao comentar o tema do evento este ano — “Estratégias de Alimentação Animal e Manejo de Pastagens na Estiagem” —, a professora Rosane Rodrigues afirmou que a iniciativa é uma oportunidade para que produtores possam aprender sobre técnicas de conservação e convivência com a seca. “A seca existe todo ano, e o produtor tem que estar preparado para conviver com essa nossa realidade. Não só o produtor, mas também empresários do agronegócio ou mesmo técnicos que trabalham nesse setor. Durante o Dia de Campo, eles podem conhecer as técnicas a respeito dessa prática”.

O XII Dia de Campo ocorrerá pela manhã, no setor de forragicultura do Câmpus de Chapadinha. À tarde, serão realizados os minicursos. De acordo com os organizadores do evento, a ideia dos minicursos partiu dos alunos do grupo Fopama e tem o intuito de arrecadar alimentos para fazer o Natal Solidário, uma das ações sociais envolvidas no projeto de extensão do grupo, que conta com a participação de alunos e professores e é registrada na UFMA. As inscrições para o XII Dia de Campo estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link https://forms.gle/Abiudtj7KdgX6pVY7 ou no dia do encontro. Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas.

Saiba +

O Grupo de Forragicultura e Pastagens do Maranhão (FOPAMA) foi criado no final de 2008, com o objetivo de fortalecer e difundir a forragicultura no Maranhão. Ao longo de 14 anos, o grupo realizou 11 edições do Dia de Campo e diversos minicursos, publicações de artigos e defesas de monografia. A meta do grupo é contribuir, cada vez mais, com a difusão de conhecimento sobre forragicultura, por meio da capacitação dos discentes da Universidade Federal do Maranhão, além de técnicos e produtores.

Por: Ivandro Coêlho