Notícias
Dezembro Vermelho: UFMA promove ação com vacinação, testagem rápida e roda de conversa
Ação promoveu vacinação e testagem rápida. Foto: Geovanna Selma (DCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), promove uma série de ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em São Luís. Nessa segunda-feira, 15, a iniciativa foi realizada no Centro de Ciências Humanas (CCH), e na terça-feira, 16, no Centro de Ciências Sociais (CCSO). A atividade reuniu estudantes, docentes e técnicos-administrativos, com oferta de testes rápidos, atualização do cartão de vacinação e orientações em saúde.
A iniciativa integra uma mobilização nacional voltada à prevenção, à detecção precoce e ao tratamento do HIV e de outras ISTs. Na UFMA, a ação ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Rua, ampliando o acesso da comunidade acadêmica a serviços essenciais de saúde dentro do ambiente universitário.
De acordo com a diretoria de Atenção à Saúde do Discente (DASD-PROAES), Lissandra Cardoso, a proposta é justamente facilitar o acesso e incentivar o autocuidado entre os estudantes. “A campanha Dezembro Vermelho trata-se de uma mobilização nacional com relação à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento das infecções sexualmente transmissíveis. Aqui na UFMA, estamos realizando uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o CTA na Rua para a realização dessas atividades”, explicou.
Ela destacou ainda que a escolha pelos centros e residências estudantis busca alcançar o maior número possível de pessoas. “Hoje no dia 16, tivemos ação no Centro de Ciências Sociais pela manhã e, pela tarde, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Na quinta-feira, 18, teremos na Unidade Habitacional Câmpus Bacanga e, na sexta-feira, na Residência Estudantil do Centro (REUFMA). Todas as nossas atividades são voltadas para testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinação e orientações de prevenção”, afirmou.

A iniciativa também incluiu vacinação para a comunidade acadêmica. Foto: Elcyane Ayres (DCOM)
Para a diretora do CCSO, Lindalva Martins, levar ações de saúde para dentro da Universidade reforça o compromisso institucional com o bem-estar da comunidade acadêmica. “Quero agradecer à PROAES, por esse cuidado com a comunidade acadêmica, principalmente com os estudantes. É um mês de conscientização e de ação em favor da saúde, em favor das pessoas”, ressaltou. Segundo ela, a adesão tem sido positiva. “Estou observando que professores, técnicos e alunos estão participando da campanha, vindo fazer a vacinação e a testagem, e estou muito feliz com a iniciativa”, completou.
A participação estudantil também foi expressiva. O discente Gustavo Maia, do 2° período de Educação Física, destacou a importância da prevenção coletiva. “É uma ação importante tanto com o objetivo de se prevenir de se infectar quanto de transmitir a infecção para outras pessoas. Aqui nos deram orientações de como se prevenir, os instrumentos de prevenção, e tudo isso é muito importante para a saúde coletiva”, avaliou.
Já Ueliton Costa, estudante do 7° período de Direito, aproveitou a ação para atualizar o cartão vacinal. “Fazia tempo que eu não renovava minhas vacinas, e meus amigos me convidaram para vir. É algo muito importante, de autocuidado mesmo. Aqui foi tudo bem rápido, e o atendimento foi muito bom”, contou. Para ele, ofertar vacinação dentro da Universidade faz diferença. Como os estudantes universitários têm pouco tempo, trazer as vacinas e os testes para dentro da Universidade é algo que pode salvar vidas”, enfatizou.
A ação contou ainda com apoio do Departamento de Imunização Estadual. O enfermeiro Fabiano Giordano explicou que, além das vacinas do calendário do adulto, a campanha também reforça a busca ativa pela vacinação contra o HPV. “Estamos com uma estratégia de busca ativa dos não vacinados contra o HPV com a idade entre 15 e 19 anos. O perfil de adoecimento mudou, hoje temos adolescentes e jovens adoecendo, então é fundamental aproveitar essa oportunidade”, alertou. Segundo ele, também estão sendo ofertadas vacinas como tríplice viral, hepatite B, influenza, covid-19, febre amarela, meningite e tétano.
A UFMA reforça que as ações são abertas à comunidade acadêmica e destaca a importância da participação como forma de prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde no ambiente universitário.
Programação completa das ações:
- Segunda-feira (15): Centro de Ciências Humanas (CCH) – Auditório Ribamar Caldeira, das 14h às 17h
- Terça-feira (16): Centro de Ciências Sociais (CCSO) – Auditório Setorial Dinah Gomes, das 9h às 12h
- Terça-feira (16): Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) – Auditório II, das 14h às 17h
- Quinta-feira (18): Unidade Habitacional Câmpus Bacanga – Casa do Estudante
- Sexta-feira (19): Residência Estudantil (REUFMA) – Centro
Por: Geovanna Selma
Fotos: Elcyane Ayres e Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante