Destaques na UNA-SUS-UFMA, cursos na área de Odontologia registram mais de 35 mil matrículas no Ambiente Virtual de Aprendizagem

publicado: 19/01/2022 12h19, última modificação: 19/01/2022 19h50

Os cursos “Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas” e “Assistência Odontológica a Pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica”, realizados pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), registram juntos mais de 35 mil matrículas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – o Saite AVA.

Cada um com mais de 15 mil matrículas, os cursos são voltados para cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS), além de profissionais, estudantes e demais interessados pela temática. Como todas as capacitações da UNA-SUS-UFMA, os cursos são autoinstrucionais, ou seja, priorizam a autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem, totalmente gratuitos e com início imediato.

Com inscrições abertas até 31 de março, a oferta educacional “Assistência Odontológica a Pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica” tem por objetivo compreender os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e como elas impactam na saúde bucal do paciente com DCNT - Doença Renal Crônica (DRC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus, grupos que fazem parte do contexto de atuação da APS.

Já o curso “Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas”, que acumula cerca de 20 mil matrículas, segue com inscrições abertas até 31 de maio. A capacitação busca compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas, no contexto da APS e aborda temas como: “Organização do processo de trabalho da Atenção Primária para a integralidade do cuidado em gestantes e puérperas”; “Rede de Atenção à Saúde (RAS)”; “Classificação do risco gestacional”; “Doenças orais mais frequentes em gestantes e puérperas”, entre outros.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, entre e-books, podcast, infográfico e material em PDF, disponíveis também em versão para dispositivos móveis.

As capacitações são frutos da parceria entre a UNA-SUS, por meio da DTED-UFMA e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (Fousp) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA.

Conheça também outros cursos disponíveis da UNA-SUS-UFMA na área de Odontologia.

Por: Maiara Pacheco/Núcleo de Comunicação e Design da DTED