Notícias
Desafios da graduação é tema de encontro entre UFG e UFMA
A Pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Isabel Ibarra, participou, na quinta-feira, 10, na Universidade Federal de Goiás (UFG), de reuniões na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e na Reitoria da UFG. O objetivo foi o compartilhamento de experiências e a discussão sobre os desafios da graduação nas universidades públicas no pós-pandemia da covid-19.
Isabel, que também é egressa do curso de História da UFG, destacou que as universidades federais necessitam de uma integração cada vez maior porque compartilham de problemas e soluções em comum. “As universidades, especialmente na graduação, precisam se fortalecer no retorno à presencialidade, então essa troca de experiências e integração vai fazer com que a gente consiga superar esses desafios que são muitos neste ano e no próximo também”, argumentou a pró-reitora.
Outro assunto discutido entre as universidades foi o programa de mobilidade virtual em rede Promover, lançado durante a gestão do professor Edward Madureira na presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A UFG e a UFMA foram instituições pioneiras — junto com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) — porque foram integrantes do projeto piloto que criou o Promover. O objetivo é que o programa tenha continuidade e possa ser aprimorado para atingir cada vez mais estudantes.
O encontro na Reitoria teve a presença da reitora Angelita Pereira de Lima, da assessora especial Sandramara Matias, e do pró-reitor e da pró-reitora adjunta da Prograd, Israel Elias Trindade e Heliny Carneiro Cunha Neves.
Informações da UFG
Revisão: Jáder Cavalcante