Departamento do curso de Biblioteconomia de São Luís promove “XIII Semana de Monteiro Lobato”

publicado: 02/05/2023 10h18, última modificação: 02/05/2023 15h36
Para homenagear o aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a Semana busca debater a importância da literatura lobatiana na formação de novos e jovens leitores

Em clima de comemoração, o Departamento do curso de Biblioteconomia da UFMA está promovendo a “XIII Semana de Monteiro Lobato”. Essa é uma parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem) e a biblioteca do Colégio Universitário (Colun) do Câmpus de São Luís. Os encontros, já realizados nos dias 19 e 22, terão continuidade nos dias 03, 10 e 17 de maio, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo).

Homenageando o escritor nascido em 18 de abril de 1882, o evento conta com o apoio da Diretoria Integrada de Bibliotecas (Dib), Biblioteca Municipal José Sarney, Biblioteca Rosa Castro, e Livraria Saci Pererê. A semana será voltada para discentes de Biblioteconomia e alunos do 5º ao 9º ano do Colun, além disso, na organização, estão envolvidos coordenadores, colaboradores e monitores da Universidade.

A iniciativa busca debater a importância da literatura lobatiana na formação dos leitores, de maneira crítica e contextual. Ela visa ampliar o debate sobre as temáticas propostas, levando em conta as personagens, perspectivas e os ambientes desenvolvidos pelo autor, assim como outras características.

O projeto deseja resgatar o contato com as obras com base na seleção de livros infantojuvenis, explorando novas linguagens, artes e culturas. Para isso, o Departamento deseja promover atividades de extensão que se integrem ao ensino, no objetivo de qualificar ainda mais os discentes do curso de Biblioteconomia por meio de mediação de leitura, letramento literátio e ações culturais.

A programação é ampla e contará com apresentações culturais, debates e oficinas de leitura. No dia 03, a cerimônia de abertura contará com apresentação cultural do Grupo de Teatro do Colun-UFMA e, logo em seguida, terá a “Roda de Diálogos: Literatura Lobatiana e Formação de Leitores”, com as professoras Leoneide Maria Brito Martins (UFMA) e Carol Portela (Colun), com mediação de Aldinar Martins Bontettuit (UFMA). No último dia, ocorrerá a palestra “Cordelista Goreth Pereira – Biblioteca Municipal José Sarney".

Entre as oficinas propostas estarão a “LêBrincando”, buscando incentivar leitura e produção de textos, confecção de livros e produção de contos e poemas; “Brincriando”, com leitura associada a jogos culturais, como jogo da memória e amarelinha; “Brincarte”, integrando pintura, desenho, dobradura e colagem; e “Dramacriando”, com leitura ligada à dramatização e música, com atividades voltadas para as artes cênicas.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro