Notícias
Departamento de Química da UFMA promove evento em comemoração ao Dia do Químico
Entre os dias 14 e 16 deste mês, no Auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) , será realizado o evento “Química em 3D”, em comemoração ao Dia do Químico, celebrado no domingo, 18. Organizado pelo Diretório Acadêmico de Química em parceria com a Coordenação dos cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado) e o Departamento de Química da UFMA, o encontro tem o objetivo de proporcionar aos discentes do curso uma experiência diversa, rica e multidisciplinar.
Segundo a docente e coordenadora do Departamento de Química, a professora Sirlane Aparecida Abreu Santana, o “Química em 3D” é destinado aos discentes de Graduação e Pós-Graduação em química e áreas afins, bem como a professores, pesquisadores, alunos da educação básica e demais interessados nos temas. "A expectativa é que possamos confraternizar com discentes e docentes ao mesmo tempo em que proporcionamos reflexões e aprendizados", afirma.
Nesse sentido, o evento traz em sua programação uma série de atividades — palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos — a fim de abordar e desenvolver temas atuais, como os avanços da Inteligência Artificial na educação e a atuação das mulheres na ciência, por exemplo. “ A ideia é levar o público a refletir sobre o papel da ciência e do profissional em Química na sociedade, pois sabemos que a formação do aluno vai além das paredes de sala de aula, e momentos de integração multidisciplinar, como é a proposta do evento, contribuem para essa formação mais abrangente.”
Saiba mais
A data que marca o Dia do Químico no Brasil presta homenagem à "Lei Mater do Químico”. Promulgada em 18 de junho de 1956 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, essa lei foi a primeira a dispor sobre a prática da Química como profissão no país, além de criar os Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQ). Dessa forma, a regulação da profissão de Químico foi fundamental para o reconhecimento da classe no país, que passou a atuar ativamente para o progresso tecnológico e a qualidade dos produtos nacionais.
Por: Orlando Ezon
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante