Departamento de Letras e Diretoria de Acessibilidade da PROEN promoverão o I Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa e o I Festival Artes sem Barreiras, de 22 a 25 deste mês

publicado: 13/09/2021 11h55, última modificação: 13/09/2021 21h33

Com transmissão pelo Youtube, o Departamento de Letras e a Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA promoverão, nos dias 22 e 25 deste mês, das 8h30 às 18h, o I Seminário Nacional Interdisciplinar em Linguagem e Acessibilidade Comunicativa (Senilac) e o I Festival Artes sem Barreiras (Fasb), com a temática “Linguagem e Arte, Acessibilizando Conhecimento e Superando Barreiras”. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica e o público em geral.

O objetivo do encontro é fortalecer o diálogo, a pesquisa científica e a formação de profissionais, acadêmicos em geral e demais categorias que atuam na área da educação especial e inclusiva sobre a linguagem e a arte como mecanismos de acessibilidade e manifestações artístico-culturais de diferentes instituições. Entre as atividades previstas na programação, estão debates, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, pôsteres digitais e apresentações culturais.

O público-alvo são professores, intérpretes de Libras, instrutores de Libras, professores da educação básica, gestores, pesquisadores, estudantes de graduação, familiares e movimentos sociais ligados à educação, inclusão e à acessibilidade de pessoas com necessidades educacionais especiais, educação bilíngue de surdos e demais interessados. Foram disponibilizadas 600 vagas. Os participantes receberão certificado com carga horária de 40 horas.

As inscrições estarão abertas até o dia 17 deste mês para quem deseja apresentar trabalho. Nesse caso, os interessados devem acessar o site do evento e selecionar uma das seguintes categorias e respectivas taxas de inscrição: estudantes da educação básica (R$ 40); comunidade em geral e estudantes de graduação (R$ 50); estudantes de pós-graduação (R$ 60); professores da educação básica ou ensino superior (R$ 70).

Além dessas opções, existe ainda a possibilidade de participar do evento sem apresentação de trabalho, pagando a taxa de R$ 15. Outra forma de participação é no minicurso, em lote disponível no valor de R$ 20, oferecido exclusivamente para quem não deseja se inscrever no seminário.

Saiba mais

De acordo com a comissão organizadora, o mês de setembro representa a resistência e luta do movimento surdo. Este ano, a comemoração será realizada reunindo todas as comunidades surdas maranhenses, além de outros movimentos de pessoas com deficiência, para desenvolver um evento sobre inclusão e acessibilidade.

Para conferir a programação completa, as normas para submissão de trabalhos e outras informações, acesse a página do I Senilac.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Costa