Notícias
Departamento de História da UFMA promove Diálogos Baixadeiros nesta sexta-feira, 5
A fim de promover o conhecimento acerca das vivências na região da Baixada Maranhense, o Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão dará início, nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h30, ao “Diálogos Baixadeiros”. Com apoio do Departamento de Eventos e concursos (DEC) e do Colégio Universitário (Colun), o evento será realizado em formato híbrido, no Auditório do Colun e com transmissão ao vivo no seu canal oficial do Youtube, promovendo atividades nos dias 5, 12, 19 e 26 do mês de maio.
Segundo o organizador do evento e professor do Departamento de História, Manoel de Jesus Barros Martins, o Diálogos Baixadeiros surgiu em meio à disciplina “Baixada do Maranhão: Trajetórias e Perspectivas", em que uma de suas unidades foi transformada em curso. “O objetivo primordial é promover aos estudantes do curso de História a possibilidade de conhecer a história da Baixada, suas vivências e percepções, por meio de obras de autores da região que não são conhecidos pelo público mais abrangente”, comentou
Nesse contexto, o Diálogos Baixadeiros promoverá rodas de conversa pautadas na leitura de produções literárias de autores oriundos de diversos municípios da Baixada Maranhense. Para o primeiro dia, três textos serão abordados: “Viana: minha terra, meu lugar”, do vianense Áureo Mendonça; “De Cajari pra Capital”, do Cajariense Expedito Moraes; e “A presença dos jesuítas em Viana”, de Nonato Reis.
Para Martins, o curso tem importância fundamental, pois permite, à Universidade e aos demais interessados conhecer as potencialidades e riquezas dessa região que, apesar de ser próxima de São Luís, nem sempre é conhecida pelos habitantes da capital.
Por: Orlando Ezon
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante