DEOLI promove ação para alunos de escolas de São Luís em comemoração ao Dia Mundial da Água

publicado: 22/03/2024 15h11, última modificação: 22/03/2024 15h11

O Departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI) do Centro de Ciências Biológicas (CCBS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou uma ação de conscientização para alunos do ensino fundamental e médio de escolas da cidade de São Luís em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março.

Foi promovido um tour por toda a estrutura do curso de Oceanografia, guiado por discentes e docentes que puderam apresentar aos estudantes pesquisas, curiosidades, conhecimentos a respeito de manguezais do Estado do Maranhão, animais marinhos e região oceânica. A ação ocorreu das 8h às 10h, com visitação ao prédio e apresentação de curiosidades. Das 10h às 12h, o evento recebeu dois membros da comunidade, representando pescadores e marisqueiros, além do presidente de uma ONG que defende as bacias hidrográficas do Estado do Maranhão, para uma mesa-redonda.

Flávia Mochel, docente do Departamento de Oceonografia e Limnologia e responsável pela coordenação da ação, explica sobre a conscientização e a importância de levantar o debate a respeito de todas as formas de água, desde os oceanos, rios, manguezais e água potável: “Podemos começar a falar da importância da água, não apenas a potável que nós bebemos, mas pensar na importância da água em um contexto geral, como os oceanos, pois sem eles não existe a água dos rios, as chuvas que alimentam os rio, sem o qual a água não chega até as nossas bicas das nossas torneiras. Então, para a nossa sobrevivência como humanidade, é fundamental a água dos oceanos e mares, portanto, da oceanografia e das águas doces, dos rios, das bacias hidrográficas, que é a limnologia”, esclareceu.

Ela ainda complementa a respeito da importância de apresentar o curso para os alunos das escolas: “O nosso departamento trabalha com a oceanografia e a limnologia, que são exatamente as águas salgadas e águas doces, que é o caso dessa ação mostrar tanto a importância do nosso curso na formação de profissionais que lidam com a saúde do ecossistema para a humanidade, para as espécies, que não são importantes apenas para nossa alimentação, mas também para a sobrevivência da humanidade. Nós trabalhamos a questão da poluição e despoluição, além da qualidade da água e a questão do que anda acontecendo em relação aos oceanos, como microplásticos, a questão do lixo, resíduos, óleos, acidentes e as questões do que está acontecendo na superfície e também nas grandes profundezas oceânicas, onde hoje estão se tentando fazer grandes prospecções de petróleo nos nossos próprios limites da nossa região”, acrescentou.

Dia da Água - Oceanografia - 22.03.2024

João Miguel Nunes, de seis anos de idade, aluno de umas das escolas municipais que participaram da visita, compartilha sua experiência ao visitar o prédio e aprender mais sobre as águas. “Achei muito legal e divertido, aprendi sobre várias coisas, como cuidar de plantas e da origem da água que nós bebemos, sobre a importância dos mangues e também dos oceanos”, declarou.

Júlia Andressa Valdez, aluna da Escola Estadual Rio Grande do Norte, ressalta a importância da visita e da ação organizada. “Tivemos bastante conhecimento a respeito da nossa área geográfica, planeta, Lua, Sol e como tudo isso influencia diretamente nas marés, nos mangues, nas águas no geral, já vimos isso previamente na escola, mas aqui foi um conhecimento mais aprofundado, e conseguimos observar a importância do nosso bem mais precioso, que é a água, dos impactos que a poluição pode causar, por exemplo. Então, foi muito importante ouvir sobre essas importâncias, sobre esse cuidado”, conclui.

Por: Karina Soares

Fotos: Gabriel Jansen