Notícias
Delegação da UFMA marca presença na XXI Fenacam e XVIII Simpósio Internacional de Aquicultura
Alunos e professores do curso de Engenharia de Pesca na FENACAM
Docentes e discentes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Pinheiro, participaram da XXI Feira Nacional do Camarão (Fenacam) e do XVIII Simpósio Internacional de Aquicultura, realizados entre 11 e 14 de novembro, em Natal. Considerado o maior evento técnico-científico da cadeia produtiva do camarão e da aquicultura no Brasil, o encontro reuniu pesquisadores, profissionais, gestores e discentes de todo o país e de instituições estrangeiras em um ambiente dinâmico para discussão sobre novas perspectivas para o setor. A participação dos discentes foi viabilizada pela UFMA, que disponibilizou transporte para a delegação ao evento.

UFMA viabiliza transporte para participação de estudantes em congresso nacional.
Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a Fenacam oferece anualmente um amplo espaço para difusão de conhecimento, exposição de tecnologias inovadoras, debates sobre tendências e apresentação de pesquisas acadêmicas de relevância nacional.
A delegação de Pinheiro contribuiu com 11 trabalhos científicos, apresentados nas modalidades oral e pôster. As produções abordaram temas estratégicos para a aquicultura, como nutrição de organismos aquáticos, manejo, qualidade da água e tecnologias voltadas ao monitoramento de sistemas aquícolas.
Para o professor do curso de Engenharia de Pesca da UFMA, Jonatas Castro, a experiência foi enriquecedora. “O evento ofereceu uma oportunidade única para explorar diferentes frentes de atuação, como alimentação, desenvolvimento de aplicativos, automação, entre outros. Além disso, a participação permitiu que os alunos compartilhassem suas pesquisas em andamento no campus, promovendo o intercâmbio de conhecimentos”, destacou.
As apresentações também renderam premiações ao curso de Engenharia de Pesca, com dois trabalhos da delegação conquistando posições de destaque na programação científica da Fenacam. O primeiro lugar na sessão oral foi concedido à discente Esther Caroline Ribeiro Pinheiro, com o trabalho “Coalimentação com ração e alimentos vivos promove crescimento e sobrevivência larval de Trachelyopterus galeatus”, orientado pela docente Yllana Ferreira Marinho. Já o segundo lugar na sessão pôster foi conquistado pelo discente Mateus Gama Ribeiro, com o trabalho “Sistema IoT para acompanhamento contínuo da qualidade da água”, desenvolvido sob orientação da professora Priscila Bernardes Silva.

Discente Esther Caroline Ribeiro Pinheiro, apresentando o trabalho “Coalimentação com ração e alimentos vivos promove crescimento e sobrevivência larval de Trachelyopterus galeatus", na Fenacam
Ambas as conquistas refletem a qualidade e o amadurecimento da produção científica dos discentes da UFMA, do Câmpus Pinheiro, mostrando a sintonia entre formação acadêmica, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como pontuou Jonatas Castro. “Os estudantes se destacaram nas apresentações, tanto orais quanto em pôsteres, com excelente desempenho, especialmente considerando que alguns nunca haviam participado de um evento científico. Todos receberam elogios das bancas avaliadoras, o que reflete a preparação de qualidade dos alunos e a orientação por parte dos docentes do curso de Engenharia de Pesca, desde a execução das pesquisas como na escrita dos trabalhos”, avaliou.
A presença da UFMA na Fenacam evidencia a construção contínua que a universidade vem realizando na formação de profissionais e no avanço das pesquisas voltadas à aquicultura e ao desenvolvimento sustentável. Em meio a novos desafios e oportunidades, a atuação da instituição sinaliza caminhos promissores para o fortalecimento da ciência e da inovação no estado.
“As premiações conquistadas, tanto neste quanto em outros eventos, destacam a qualidade das pesquisas realizadas e o compromisso da coordenação e dos docentes em promover o desenvolvimento da aquicultura e pesca, não só no Maranhão, mas especialmente na Baixada Maranhense, conferindo maior visibilidade e credibilidade ao curso”, concluiu Jonatas Castro.
Por: Giovanna Carvalho