Notícias

Defesa de dissertação de Mestrado em Sociologia sobre mulheres em situação de cárcere em Davinópolis ocorrerá no dia 6 deste mês, de forma on-line

publicado: 01/06/2022 12h53, última modificação: 01/06/2022 21h21

No dia 6 de junho, com início às 9h, ocorrerá a defesa de dissertação de mestrado de Wennedy da Mata Moraes, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, trabalho sob orientação da docente Vanda Pantoja. A dissertação, cujo tema é “Ser Mulher, Ser Humano?”, aborda o estudo de mulheres em situação de cárcere da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis. A cerimônia da defesa será transmitida pelo Canal do PPGS no Youtube

A dissertação abordará o trabalho, que é fruto de uma pesquisa realizada entre 2020 e 2021 sobre mulheres e encarceramento, com intervenções de campo na Unidade Prisional de Davinópolis, município localizado a 10 quilômetros de Imperatriz, em que foram entrevistadas 11 detentas. A dissertação visa compreender a situação da mulher encarcerada no contexto maranhense, com o enfoque na questão familiar, maternidade e solidão.  

A orientadora Vanda espera que a dissertação desperte a atenção da sociedade a respeito da temática trabalhada na pesquisa. “Esperamos chamar a atenção da sociedade para a situação dessas mulheres que estão esquecidas, subnotificadas pelo Estado e sem a garantia de seus direitos nas prisões, direito de ver os filhos, de receber visitas das famílias. O fato de não haver prisão só para mulheres ou mistas distribuídas no estado ocasiona que elas fiquem longe geograficamente de suas famílias, dificultando as visitas”, proferiu.

A Banca Examinadora contará com a participação dos docentes Clodomir Cordeiro, do PPGS; e Marlene Helena, do Departamento de Habilitação Pedagógica da Universidade Federal da Paraíba (DHPE-UFPB). A ocasião terá como suplentes os professores Rogério de Carvalho e Wheriston Silva, ambos do PPGS.  

Por: Rafaela Pinheiro  

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: