Notícias
Da sala de aula para o universo literário: a composição do corpo explorada na obra “Princípios de Histologia Geral”
Observando a necessidade de abranger outras áreas de conhecimento, além da biomédica, nos estudos dos tecidos biológicos, o docente Francinaldo Silva, do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), produziu a obra “Princípios de Histologia Geral”. O livro busca ser instrumento de aprendizado para os variados cenários do conhecimento, como a Biologia e a Zootecnia, disciplinas nas quais o autor atua há mais de duas décadas.
Com base em artigos científicos com informações aprofundadas e atuais, a produção é composta por tópicos fundamentais como a biologia celular e a funcionalidade dos tecidos. O processo de desenvolvimento do livro iniciou-se em um período atípico: “Comecei a escrever o livro quando fiquei em casa com a família por causa da pandemia de covid-19. Retirei da gaveta esse projeto e comecei a reunir um arsenal de artigos científicos para desenvolver o texto do futuro livro. Do início até a finalização do texto, demorei uns três anos, dia e noite, superando as perdas durante a pandemia e aproveitando a companhia da família e das turmas on-line, durante as aulas remotas”, relembrou o autor.

No seu trabalho, Francinaldo Silva reuniu sabedoria e satisfação por atuar com algo que sempre gostou de abordar em sala de aula, sempre despertando nos estudantes a curiosidade na associação entre as demandas do corpo animal/humano e a morfologia/fisiologia dos tecidos. Mostrando a essência do diálogo e dos conteúdos acerca da temática abordada na obra desenvolvida.
“A forma em que o livro se apresenta possibilita ao leitor uma visão ampla e aprofundada sobre os principais tecidos que compõem o corpo animal/humano comumente abordados na disciplina de histologia. Os tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso estão abordados em nove capítulos, ou seja, os epitélios (revestimento e glandular) e os conjuntivos (propriamente dito, adiposo, cartilaginoso e ósseo) são tratados em capítulos separados, além do primeiro capítulo, onde falo da história da histologia e das técnicas usadas para a análise histológica. O livro tem muitas imagens histológicas, além de quadros e ilustrações, e sempre destacando os grandes cientistas que tornaram a histologia a disciplina que conhecemos hoje. Com isso, o livro é um bom alicerce acadêmico para os alunos e professores e para aqueles que querem ter contato, inicial ou não, com a histologia”, enfatizou o docente.

O estudo da histologia é primordial para a compreensão do funcionamento do corpo e o diagnóstico de doenças, além de ser uma ferramenta de pesquisa científica e a base para outras áreas médicas e biológicas. Nesse sentido, a obra de Francinaldo Silva proporciona benefícios para o ambiente acadêmico e para a sociedade em geral.
“Além do custo-benefício, acredito que esse livro possa beneficiar a comunidade acadêmica como um todo, já que pode ser trabalhado em várias disciplinas, pois procurei trazer informações não somente sobre o corpo humano, mas sobre os animais vertebrados em geral e sobre aspectos fisiológicos importantes associados às células e aos tecidos. Até mesmo a comunidade em geral (profissionais ou professores do ensino médio) pode usufruir os conhecimentos desse livro, porque ele possui um apoio amplo e consistente acerca dos conhecimentos básicos da histologia. Foi um desafio escrever o livro com essa intenção, mas creio que, na forma em que está, os objetivos foram alcançados”, refletiu o escritor.
Escrever é muito além de registrar ideias, é uma jornada criativa que enriquece o conhecimento, permite a comunicação profunda com o leitor e transporta o autor para um mundo de novidades, como ocorreu na experiência de Francinaldo Silva. “Foi um mergulho naquilo que amo fazer: ler e escrever sobre ciência, sobre a história da ciência e, principalmente, sobre histologia. Descobri muito sobre histologia, fatos que muitos livros não abordam. Foi uma espécie de reciclagem do conteúdo histológico, além de aprender muito sobre os protagonistas e a história da formação da disciplina histologia”, confessou.
O livro foi lançado pela editora Blucher. A obra pode ser adquirida no site da editora, por meio do link, disponível aqui.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante