Cursos EaD de excelência: Física e Letras obtiveram nota máxima na avaliação do MEC

publicado: 05/05/2022 18h09, última modificação: 05/05/2022 20h41
Cursos EaD de excelência Física e Letras obtiveram nota máxima na avaliação do MEC.png

As licenciaturas em Física e Letras-Português, ambas na modalidade a distância, coordenados pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) obtiveram, em uma escala de 1 a 5, a nota máxima nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação considera três parâmetros para a atribuição da nota: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso. Na ocasião, a visita ocorreu de forma virtual e foi conduzida por uma comissão externa designada pelo MEC.

“Os avaliadores designados pelo Ministério, ao longo de três dias, fazem entrevistas com os segmentos acadêmicos da Universidade, têm acesso às documentações dos cursos e visitam as instalações físicas que, nesse caso, devido à pandemia, foi realizada virtualmente. Vale ressaltar que os dados sobre Tecnologia de Informação e Comunicação, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, os polos de ensino e a estrutura física no câmpus-sede são partes significativas na avaliação da infraestrutura dos cursos EaD”, explicou o procurador educacional institucional, Romildo Sampaio.

Segundo ele, 100% dos cursos da DTED-UFMA são bem-avaliados pelo Ministério da Educação. “Isso mostra que a Universidade, com o apoio da gestão superior, vem desenvolvendo um trabalho robusto com vistas à manutenção desses critérios de qualidade. As notas máximas são o reflexo da dedicação da UFMA na construção de projetos pedagógicos atualizados, um corpo docente e tutorial com qualificação adequada e competente; e uma estrutura física e tecnológica que suporta a oferta de cursos na educação a distância”, frisou Sampaio.

O resultado de excelência obtido pelo curso de Letras-Português, segundo a coordenadora Cibelle Béliche, ratifica a qualidade do ensino, que conta com a atuação de um corpo docente em que 93% deles são mestres ou doutores, além de uma equipe multidisciplinar engajada na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem adequadas à graduação na modalidade a distância.

“Estamos muito felizes em garantir aos nossos discentes uma certificação válida para atuarem na docência em língua portuguesa, assim como profissionais habilitados para o pleno exercício da cidadania. Muito nos orgulha essa conquista e nos mostra que estamos no caminho para uma educação a distância pública de qualidade e de acesso a todos”, pontuou a coordenadora.

Envolvido desde o início com a criação do curso de Física, o coordenador Edson Carvalho apontou os desafios para entender e atender às exigências do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que teve sua primeira turma de colação de grau em março deste ano. “Após a aprovação do PPC no âmbito da educação a distância da UFMA, as primeiras turmas do curso de Física iniciaram-se em 2017, em dois polos: São Luís e Porto Franco. Nessa primeira turma, tivemos que aprender, na prática, a dinâmica da Educação a Distância, adequar as atividades e os instrumentos do curso em meio a uma pandemia, além de tantos outros desafios”, revelou o coordenador do curso.

Nesse contexto, a nota de renovação do reconhecimento ao curso de Física evidencia o compromisso de todos os atores envolvidos nas ações da DTED-UFMA, do corpo docente altamente qualificado e produtivo — com 25 doutores e 4 mestres —, além do empenho dos estudantes. “Esse sucesso não acontece por acaso, visto que é derivado de muito planejamento associado a ações como a de promoção de eventos científicos, atividades práticas e capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Hoje, somos o primeiro curso nota 5 na área de Ciências Exatas, entre os presenciais e EaD, no Maranhão, e me orgulho muito de fazer parte deste grande projeto”, expressou Carvalho.

Para Amanda Aboud, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFMA),  programa que está vinculado aos cursos superiores na modalidade a distância, as notas máximas demonstram como a DTED-UFMA tem priorizado a qualidade, por meio de seus processos pedagógicos e o uso de tecnologias para melhorar a aprendizagem. “O grande diferencial dos cursos, além da organização, foi a inovação. O uso da tecnologia e sistemas inteligentes têm ajudado na gestão e na maior garantia na qualidade das ofertas das disciplinas, chegando ao estudante um curso mais estruturado, preparando os profissionais para o mercado, em especial, nas licenciaturas, que formam professores para atuarem na rede de educação básica”, lembrou Aboud.

A diretora da DTED-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, reforça que o compromisso e o pioneirismo da gestão atual da Universidade junto à educação a distância ganharam evidência nos últimos anos. "Nesse contexto, receber esse tipo de reconhecimento do MEC sinaliza que a UFMA produz EaD com excelência. Dessa forma, o apoio institucional do reitor Natalino Salgado tem sido fundamental para essas conquistas. É importante destacar, ainda, o orgulho que tenho da equipe da DTED, pois trabalhamos com muita harmonia em um grupo de pessoas dedicadas e competentes que não medem esforços para dar o seu melhor”, parabenizou Ana Emilia.

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA