Notícias
Cursos de Engenharia Química e Medicina da UFMA realizam treinamento sobre combate ao incêndio em parceria com CBMMA
O Departamento do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desenvolve o projeto de extensão "Impacto do Treinamento de Combate a Incêndio na Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão", com o objetivo de investigar os efeitos térmicos de um incêndio na saúde dos combatentes do estado.
A pesquisa ocorreu em janeiro deste ano, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a fim de analisar as variáveis de temperatura, radiação térmica e os níveis de gases tóxicos a que os bombeiros estão expostos durante o treinamento de combate a incêndios.
Segundo o coordenador do projeto, Elmo de Sena Ferreira, a pesquisa amplia estratégias que envolvem práticas de entendimento sobre o comportamento do fogo, tendo como benefícios: saúde e bem-estar dos bombeiros; sustentabilidade operacional; desenvolvimento científico e acadêmico; educação e conscientização pública.
"Todas as atividades que envolvem riscos devem ser compreendidas no detalhe, tornando-as seguras para as pessoas envolvidas. E o projeto visa exatamente compreender os efeitos da radiação, temperatura e concentração de gases na saúde desses combatentes. O nível dessa compreensão, a ser revelada pelos resultados deste projeto de extensão, fatalmente impactará na saúde e no bem-estar dos bombeiros, no desenvolvimento de novo conhecimento técnico e científico e, consequentemente, na educação e conscientização pública relacionadas as atividades do Corpo de Bombeiros", observou o professor.
A primeira etapa do treinamento ocorreu dia 12 de setembro, em um container, no espaço do CBMMA. Foram utilizadas medições dos sinais vitais, tais como a pressão arterial, os níveis de saturação, a frequência cardíaca, dos(as) bombeiros(as) em treinamento, bem como o cálculo e a avaliação dos efeitos térmicos de um incêndio, por meio da técnica Fluidodinâmica Computacional.
Desse modo, os conhecimentos gerados pelo estudo abrangem oportunidades positivas tanto para os participantes do projeto, quanto a todos os bombeiros combatentes do estado, apresentando-os sobre perigos que podem ser vivenciados pelo fogo. Para essencialmente, prevenir, planejar e controlar efetivamente as perdas causadas por incêndios.
As próximas etapas do treinamento estão previstas para ocorrer em seis a sete vezes ao longo do ano. O projeto de extensão tem a expectativa de levantar dados e avaliações sobre o impacto do incêndio sob análises com informações e os treinamentos a serem prestados, a fim de contribuir melhoras na segurança e saúde dos bombeiros em nível nacional.
Por: Camilla Fernanda
Revisão: Jáder Cavalcante