Notícias
Cursos da UFMA atingem nota máxima em avaliação do MEC

Catorze cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) alcançaram conceitos 4 e 5 em recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos Educação do campo – Ciências Agrárias e Ciências Naturais – Biologia, ambos do Câmpus Bacabal, além da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas-História e Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia do Centro de Ciências de Codó conquistaram a nota máxima (5).
Os cursos de Pedagogia, na modalidade EAD; Enfermagem, do Câmpus Pinheiro e os cursos de Letras Português-Inglês, Letras Português-Espanhol, Letras Libras, Ciências da Computação, Ciências Biológicas Bacharelado, Química Bacharelado, Química Licenciatura, História Licenciatura, Geografia Licenciatura, no Câmpus São Luís, alcançaram a nota 4. O curso de Matemática, do Câmpus São Luís, que também foi avaliado neste ciclo, obteve a nota 3.
A avaliação faz parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no país, que visa garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
As avaliações são conduzidas por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, que verificam as condições de oferta dos cursos, estipuladas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Inep, que contempla três dimensões: infraestrutura, corpo docente e tutorial, além da organização didático-pedagógica.
O diretor de qualidade dos cursos de Graduação da UFMA, Jaiver Figueroa, salienta que as avaliações do MEC evidenciam avanços significativos na instituição. "As avaliações realizadas pelo MEC, entre 2023 e 2024, foram fundamentais para a autoavaliação dos cursos de graduação da UFMA. Elas evidenciaram não apenas práticas exitosas que fortalecem nossos programas, mas também áreas que precisam de atenção para alcançar metas institucionais importantes, como o aumento do número de ingressantes e egressos. Os resultados positivos obtidos em diversas avaliações demonstraram a qualidade de muitos dos nossos cursos, fortalecendo sua atratividade. Isso reflete diretamente na percepção da UFMA como uma instituição de excelência, favorecendo indicadores como a taxa de ocupação, a redução da evasão e o desempenho acadêmico dos estudantes. Nesse contexto, o Programa de Qualidade dos Cursos de Graduação (QUALIGRAD) mostrou-se imprescindível. Embora seu desenvolvimento tenha sido impulsionado pelos resultados das avaliações externas, sua criação atende a um propósito mais amplo: estruturar uma política institucional que consolide a qualidade e a atratividade dos cursos, fortalecendo a formação cidadã e a inserção no mercado de trabalho".
Compromisso com a qualidade
Para o diretor do Centro de Ciências de Codó, Arlane Vieira, câmpus com dois cursos reconhecidos com nota 5, o resultado reflete o compromisso da UFMA em oferecer educação de excelência e com grande poder transformador.
“Estamos extremamente orgulhosos com o reconhecimento dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas-História e Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia do Centro de Ciências de Codó (CCCO), que conquistaram a nota máxima (5,0) na avaliação do MEC. Esse resultado reflete o compromisso da UFMA em oferecer educação de excelência, mesmo em contextos desafiadores como no interior do Maranhão. O que mais nos motiva é o impacto que esses cursos têm na região. Estamos formando professores altamente capacitados, que estão transformando a realidade educacional no Território dos Cocais, atendendo às demandas das escolas públicas e contribuindo para o desenvolvimento social e científico do estado. Essas notas são um reflexo do trabalho conjunto de toda a nossa comunidade acadêmica, desde o corpo docente qualificado até os estudantes, que se dedicam a construir um futuro melhor. Essas conquistas também reforçam o papel da UFMA como uma instituição que vai além da sala de aula, promovendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, alinhados às necessidades locais e regionais. Seguiremos trabalhando para manter esse padrão de excelência e ampliar ainda mais o impacto positivo do CCCO no Maranhão”, expressou o diretor.
André Borba, coordenador do curso Ciências Naturais – Biologia do Centro de Ciências de Bacabal, que também conquistou a nota máxima na avaliação (5), ressalta a importância do resultado para a consolidação dos cursos nos câmpus do continente. “Acredito que a importância desse resultado seja a consolidação dos cursos da UFMA no continente. O nosso curso começou há pouco tempo, com poucos recursos, mas com um corpo docente comprometido em fornecer uma formação de qualidade em Bacabal e na região. Com muito esforço, organização e auxílio da nossa diretora de Centro, Lucélia Almeida, e o apoio da gestão superior, esse resultado é fruto de luta e diálogo constante com o corpo discente, alinhado com o atendimento às necessidades de formação da região”, avalia André.
Já a coordenadora do curso de Geografia, Irecer Portela, destaca que o conceito 4 recebido evidencia a excelência do trabalho realizado e a qualidade da formação dos discentes, impactando, positivamente, suas carreiras e inserção no mercado de trabalho. “Importante pelo reconhecimento de todo o trabalho que desenvolvemos e a valorização perante a sociedade como um curso que prepara bons profissionais para o mercado de trabalho”, pontua a coordenadora.
Nota 5
Educação do campo – Ciências Agrárias – Bacabal
Licenciatura História – Codó
Ciências Naturais – Biologia – Bacabal
Nota 4
Enfermagem – Pinheiro
Letras Português-Inglês – São Luís
Letras Português-Espanhol – São Luís
Letras Libras – São Luís
Ciências da Computação – São Luís
Ciências Biológicas Bacharelado – São Luís
Química Bacharelado – São Luís
Química Licenciatura – São Luís
História Licenciatura – São Luís
Geografia Licenciatura – São Luís
Pedagogia EAD
Nota 3
Matemática Bacharelado – São Luís
Por: Ingrid Trindade
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante