Notícias
Cursos da UFMA alcançam notas máximas na avaliação do Enade 2023
Em constante progressão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se destaca em mais uma avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados são da Qualidade de Educação Superior referentes à avaliação dos cursos realizada no ano de 2023.
Oito cursos avaliados obtiveram notas 5 e 4, consideradas de alta qualidade para os indicadores. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.
Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Foram divulgados os dados referentes ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
No índice geral de cursos, a UFMA é a primeira colocada entre as instituições de ensino superior no Estado do Maranhão. É a única com nota 4 no curso de Medicina do estado.
O coordenador do curso, Marcos Antônio Custódio, aponta o trabalho de qualidade realizado pela comunidade acadêmica e administrativa do curso e salienta a importância da interiorização dos cursos de Medicina para a formação de profissionais qualificados. “O curso de Medicina do Centro de Ciências de Imperatriz, mais uma vez, se destacou na nota do Enade de 2023. O único curso do Estado do Maranhão com conceito 4, consolidando a nota que já vinha desde o último Enade de 2019. Mostra o compromisso do nosso corpo de discentes, do nosso corpo docente e técnico-administrativo, com a qualidade do curso, com a formação de excelência para os nossos médicos e reforça a importância da interiorização dos cursos de medicina para a formação de recursos humanos de qualidade. Estamos felizes pela realização e conquista do curso, e sobretudo, pelo desempenho dos nossos alunos nesse importante instrumento de avaliação do Ministério da Educação”.
Vale lembrar que, recentemente, o curso obteve nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), como parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e regulamentação dos cursos de graduação no Brasil.
No Enade, a UFMA se destacou tanto no cenário estadual quanto nacional. Dos 16 cursos do Maranhão que receberam nota máxima no triênio 2022, 2023 e 2024, 9 são da UFMA, o que representa 57% do total. Em nível nacional, o curso de Nutrição da instituição ficou com a 32ª maior nota entre 621 cursos avaliados; na Odontologia, alcançou a 22ª colocação entre 452 cursos; e na Enfermagem, Câmpus São Luís, obteve a 33ª maior nota entre 976 cursos avaliados em todo o país.
Para o curso de Odontologia, a conquista reforça o protagonismo do curso no estado. “Esse resultado consagrou o curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, como o único curso de Odontologia de todo o Estado do Maranhão a obter conceito máximo. Esse cenário foi festejado por todos os docentes, discentes e servidores técnicos que compõem e fazem do curso um local de excelência no processo de ensino-aprendizagem. Essa conquista enaltece a formação de excelência que o único curso público de todo o estado oferece à comunidade. A comunidade docente e discente está em festa e eufórica com uma conquista que confere ainda mais protagonismo e autoridade ao curso de Odontologia diante dos seus pares”, enfatiza o coordenador do curso de Odontologia Câmpus São Luís, Darlon Martins Lima.
O professor do curso de Engenharia Civil do Câmpus de Balsas e coordenador na época da avaliação, Leandro Gomes Domingos, frisa que a nota reflete o esforço coletivo dos docentes e alunos, posicionando o curso de Engenharia Civil de Balsas entre os melhores do Maranhão. “Essa nota representa não só o esforço do corpo docente do segundo ciclo, mas de todos os docentes que participaram da vida acadêmica de cada discente que realizou a prova. A nota 4 indica que o curso de Balsas tem excelência e desponta como um dos três melhores do Maranhão e incentiva que os alunos da região possam ter um ensino de qualidade. Nossos alunos se sentiram orgulhosos por serem responsáveis por esse feito. Os demais alunos do curso também se sentiram animados com o resultado. Eu, como coordenador do curso na época, me senti bastante recompensado por todo o trabalho realizado. É um trabalho de formiguinha, realizado aos poucos, mas que vale a pena quando o resultado aparece. Ficar entre os três melhores cursos de Engenharia Civil do Maranhão demonstrou o esforço e trabalho de todos do CCBL. A nossa próxima missão é melhorar esse índice”, sinaliza.
Segundo o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, toda a comunidade acadêmica e administrativa da instituição tem trabalhado para consolidar a qualidade de ensino da UFMA. “Os indicadores mostram o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e com a formação de profissionais ética, social e tecnicamente bem-formados. Esse resultado é fruto do trabalho de docentes, discentes e técnicos e dos investimentos que a UFMA tem feito em infraestrutura, gestão acadêmica e inovação tecnológica. Por meio do Programa de Modernização, em especial do Qualigrad, avançamos cada vez mais”.
Avaliação
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil das seguintes áreas em bacharelado: agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.
Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.
Na UFMA, o Enade 2023 avaliou 839 alunos de 21 cursos de bacharelado, na modalidade presencial.
Notas
Enfermagem – Câmpus São Luís: 5
Odontologia – Câmpus São Luís: 5
Nutrição – Câmpus São Luís: 5
Engenharia Civil - Câmpus Balsas: 4
Engenharia Ambiental – Câmpus São Luís: 4
Enfermagem – Câmpus Imperatriz: 4
Farmácia – Câmpus São Luís: 4
Medicina – Câmpus Imperatriz: 4
Por: Sarah Dantas com informações do Inep
Revisão: Jáder Cavalcante