Notícias
Cursos a distância sobre saúde bucal para pacientes com DCNT ultrapassam mais de 50 mil matrículas; inscrições encerram-se este mês
A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS-UFMA) oferta o programa “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária”, que já ultrapassou mais de 50 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem. O programa foi lançado em 2020 e conta com quatro cursos com matrículas abertas até 9 de fevereiro.
O programa de formação sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) atende aos seguintes eixos temáticos: Doenças Respiratórias Crônicas; Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica; Doenças Cardiovasculares; e Pacientes com Câncer. Os cursos são gratuitos, têm início imediato e são ofertados na modalidade a distância.
A oferta tem como público-alvo profissionais e estudantes de odontologia, além de demais interessados nas temáticas. As inscrições estão abertas até 9 de fevereiro, por meio do site unasus.ufma.br. Os estudantes têm até o dia 9 de março para concluir o curso e obter certificado gratuito e validado pela UFMA.
O programa é fruto da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED-UFMA e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (Fousp) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde, com base em diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.
Para a diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas atendem com excelência ao trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país.
“Multiplicar conhecimento é a chave do desenvolvimento na sociedade. Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD, oportunizamos às pessoas que atuam como multiplicadores de conhecimento qualificados na área de odontologia, enfatizando o cuidado especializado e integrativo no SUS”, ponderou Ana Emilia, que também é coordenadora da UNA-SUS-UFMA.
Sobre as DCNT
As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por, aproximadamente, 70% dos óbitos em nível mundial — sendo que em torno de 16 milhões de pessoas são vítimas de morte prematura, entre 30 e 69 anos, a cada ano — contribuindo significativamente para o desenvolvimento de incapacidades e na perda de qualidade de vida da população.
No Brasil, essas doenças correspondem a 72% das causas de morte. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 52% da população com 18 anos ou mais afirma ter recebido o diagnóstico de ao menos uma doença crônica no ano de 2019.
A complexidade desse cenário requer atenção integral e longitudinal nos diversos pontos da rede de serviços, a necessidade de cuidado coordenado e articulado nos diferentes níveis de atenção, que tem importante centralidade na APS.
Cabe lembrar que o manejo adequado conduzido pela APS pode evitar hospitalizações e maiores complicações relacionadas às DCNT. Nesse sentido, é necessário ofertar espaços de articulação e discussão para debater a qualificação do cuidado das DCNT no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na APS.
Por: DTED-UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante