Notícias

Curso em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFMA promove evento em celebração aos dez anos de existência

publicado: 30/04/2025 10h06, última modificação: 30/04/2025 15h10
Curso em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFMA promove evento em celebração aos dez anos de existência

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO), realiza, de 5 a 7 de maio, um evento de celebração aos dez anos de existência do curso na instituição. A iniciativa tem por objetivo comemorar uma década de conhecimentos e práticas pela igualdade racial.

A UFMA foi pioneira ao abrir o curso em Estudos Africanos e Afro-brasileiros no Brasil, inserindo-se nas lutas e proposições para inserção da história e de ações inovadoras em suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Desde 2015, tem formado profissionais para a docência nos anos finais do ensino fundamental na área das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), no ensino médio, na área de História, e para atuação nas secretarias municipais e estaduais de educação. 

Para celebrar o marco de uma década, o curso promoverá uma semana de palestras, debates, mesas-redondas e rodas de conversas acerca da área e seus emblemas. Com o tema “10 anos contribuindo saberes e transformando práticas pela igualdade racial”, a mesa de abertura será realizada na segunda-feira, 5, a partir das 18h, no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), Cidade Universitária.

Ainda no dia 5 de maio, pela manhã e tarde, ocorrerão reuniões entre a UFMA e o Ministério da Igualdade Racial para conversarem sobre a parceria de projetos importantes, como o "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul e do Observatório Amefricanidades". Estarão presentes nesta reunião, além dos professores da Liesafro e administração da UFMA, os representantes do MIR.

O coordenador e professor do Liesafro, Rosenverck Estrela Santos, destaca o pioneirismo da UFMA em inserir na sua grade um curso voltado para a educação inclusiva e antirracista. “Considero um marco na Universidade Federal do Maranhão poder comemorar dez anos de existência da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Desde sua criação, este curso tem se notabilizado no Brasil por construir práticas acadêmicas antirracistas e desenvolver a obrigatoriedade constitucional e da Lei de Diretrizes e Bases de instituir uma educação para a diversidade e o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. A UFMA, portanto, é pioneira e se destaca no cenário nacional como uma Universidade que produz educação inclusiva e antirracista”, frisa.

O evento tem certificação de 20h e é aberto ao público. Para se inscrever, acesse o formulário on-line clicando aqui.

Acesse a programação completa do evento pelas redes sociais do curso. 

Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros

O curso reúne conhecimentos das Ciências Humanas visando aplicá-los no ensino de história da África e de cultura africana e afro-brasileira. O profissional poderá atuar em estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio públicos e privados, bem como secretarias estaduais e municipais de educação.

A licenciatura oferta quarenta vagas anuais, no turno noturno, com entrada no primeiro semestre e tem duração de oito semestres. As aulas são realizadas de forma presencial no Câmpus São Luís.

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: