Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros realiza semana de acolhida virtual aos calouros do curso

publicado: 10/06/2021 15h16, última modificação: 10/06/2021 20h07
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

Para dar início às atividades do período 2021.1 e recepcionar os novos acadêmicos, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro) da Universidade Federal do Maranhão realiza, desde ontem, 8, uma acolhida virtual com conferências, atividades de acolhimento e ambientação para os calouros. A programação, que irá até amanhã, 11, via Google Meet, sempre iniciando às 19h, tem o intuito de recepcionar os discentes e socializar o conhecimento produzido na UFMA e em outras universidades sobre a temática étnico-racial.

A ação contou, na terça-feira, com a conferência “Olhares sobre os remanescentes de quilombos no Maranhão: luta por reconhecimento de direitos negados”, da professora do Instituto Federal do Maranhão Daisy Damasceno Araújo, que lançou recentemente o livro “Aê meu pai Quilombo, eu também sou Quilombola: o processo de construção identitária em Rio Grande – Maranhão”, seguida pela apresentação dos núcleos de estudo e pesquisa da Liesafro.

Confira a programação:

Quarta-feira - 09/06: Conferência “Instrução de crianças negras nas escolas de primeiras letras no Maranhão Imperial”, da pedagoga e servidora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento da UFMA Mara Rachel Souza Soares de Quadros, que lançou um livro de mesmo título pela Edufma.

Quinta-feira - 10/06: Conferência “O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil (1888-1889)”, do professor do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Matheus Gato, que lançou recentemente um livro de mesmo título pela Editora Perspectiva.

Sexta-feira - 11/06: Conferência “Rastreando o passado: metodologia de pesquisa e um historiador brasileiro no arquivo histórico de Moçambique”, com o historiador Marcos Vinicius Dias, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Para mais informações e acesso ao link, entre em contato pelo e-mail .

Por: Talita Farias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque