Curso de Turismo da UFMA desenvolve Mutirão de Limpeza no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

publicado: 22/03/2024 17h56, última modificação: 22/03/2024 17h56

O Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do Câmpus São Luís, realizou, no dia 15 de março, um mutirão de limpeza no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Turismo e Hotelaria da UFMA, professora Mônica de Nazaré, com o objetivo de estimular e sensibilizar ações ambientais em regiões da Cachoeira do Bonzinho até o Canto do Atins, que compõem o destino de Barreirinhas.

O projeto atraiu diversos públicos, como estudantes, professores, pessoas da comunidade local, guias e condutores de turismo, agentes públicos e donos de pousadas em favor da consciência ambiental, no caso da coleta de resíduos poluentes de plásticos e vidros. A atividade contou com a participação de noventa pessoas, resultando na coleta de oito carros cheios de resíduos que foram remetidos para o Aterro do Rosário.

Para a coordenadora do curso de Turismo da UFMA, professora Mônica de Nazaré, que possui projetos de Turismo de Base Comunitária na região, "a atividade é exemplar no sentido de que é importante chamar a atenção da sociedade e inclui os agentes públicos, as escolas e os turistas para uma das grandes problemáticas ambientais, de espectro global, que é a poluição plástica que ocorre em todo nosso vasto litoral brasileiro decorrente, entre outras razões, do uso de copos, garrafas, sacolas e outros descartáveis e das correntes marítimas que trazem esses materiais para a costa", frisou.

Os Lençóis Maranhenses recebem visitas anualmente, sobretudo em épocas de férias e feriados. Dessa maneira, o evento de mutirão de limpeza na região, que é uma unidade de Conservação de Uso Integral, foi essencial para o fortalecimento de conservação ao meio ambiente, que impacta diretamente no fluxo de turistas na região.

De acordo com o Presidente da Associação Casa de Apoio de Santo Inácio, "o mutirão de limpeza é uma ação que envolve instituições como a UFMA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Corpo de Bombeiros, os condutores de turismo, os agentes de viagens, as pousadas, as escolas e vários órgãos da Prefeitura de Barreirinhas e nós, comunitários, que estamos atentos e preocupados com a questão dos plásticos e vidros na região dos Lençóis Maranhenses e de como isso influencia negativamente na imagem de nossas praias e lagoas", declarou.

O turismo está ligado a aspectos sociais e econômicos, como a criação de empregos, a proteção do patrimônio, a redução da poluição e a promoção da cultura local. A iniciativa ambiental liderada pela Coordenação do Curso de Turismo e Hotelaria da UFMA reuniu diversos atores sociais em prol de um objetivo comum que beneficia a população de forma geral.

Por: Camilla Fernanda