Curso de Turismo da UFMA abre semestre letivo de 2024 com participação do Mtur

publicado: 20/03/2024 13h40, última modificação: 20/03/2024 13h40
Curso de Turismo da UFMA abre semestre letivo de 2024 com participação do Mtur

O Ministério do Turismo (Mtur) esteve presente no último 13 de março, no evento de recepção para calouros e veteranos do semestre letivo de 2024.1 do Curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Turismo e Hotelaria, Monica de Nazaré, e contou com a palestra "A governança e o desenvolvimento sustentável do turismo", ministrada pela coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, do Mtur, Ana Carla Moura.

O evento abrangeu iniciativas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade (Holoc), assim como ocorreu apresentação cultural, debates sobre as áreas e desenvolvimento do turismo no estado.

O evento foi espaço para receptividade, discussões e aproximação com Gestores de Polos Turísticos Estratégicos para o Desenvolvimento do Turismo no Estado do Maranhão. Também, apresentou, de modo sistemático, fundamental diálogo entre agentes públicos, alunos e professores sobre os ensinos e desafios rodeados no Ministério do Turismo e o processo de construção de políticas públicas que participam e estimulam na atividade turística.

A coordenadora do curso de Turismo e Hotelaria, Monica de Nazaré, destacou que a organização do evento buscou ampliar a temática do turismo sustentável, que é um fator determinante para as políticas públicas de turismo do Maranhão. Além da receptividade dos calouros e veteranos, a programação do evento apresentou de maneira ampla as vastas propostas sobre a estrutura de governança como um facilitador da ação conjunta de vários atores sociais que atuam direta e indiretamente no ramo turístico.

Para o secretário-adjunto de Turismo do Maranhão e professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, Ruan Tavares, “gerar debates em ambientes acadêmicos sobre as propostas de políticas públicas ajudam na complexidade da execução de processos participativos, uma vez que estimular os mecanismos de escuta e espaços participativos tendem a aumentar a chance de sucesso nas políticas públicas. Assim, tivemos a oportunidade de, neste evento, reforçar as estratégias de engajamento, participação e organização para o turismo que vão influenciar no desenvolvimento de uma estrutura de governança funcional”.

A acolhida aos calouros e veteranos do curso de turismo começou no dia 13 de março e encerra 21 de março com programação diversificada, organizada pela Coordenação do Curso de Turismo, Centro Acadêmico de Turismo, Empresa Junior de turismo (LABOTUR), Atlética Vênus e projeto Hospitalidade no Câmpus.

Por: Camilla Fernanda