Curso de Teatro da UFMA promove ação de integração para estudantes de escola estadual

publicado: 02/07/2024 11h39, última modificação: 02/07/2024 11h49

Com o intuito de promover a integração com a comunidade por meio de atividades pedagógicas e lúdicas em linguagem acessível, o curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, no dia 17 de junho, o Movimento Artístico Estudantil (MAES), uma iniciativa da coletiva Teatrar UFMA, com o propósito de proporcionar aos alunos de escolas públicas uma experiência na área interna do câmpus.

O movimento é uma iniciativa criada e promovida pelos membros da coletiva Teatrar UFMA, surgida no contexto da disciplina "História do Teatro I", no segundo semestre de 2023. A mobilização com alunos de escolas públicas foi a primeira ação do MAES, marcando um ato significativo no curso de Teatro durante um período de greve.

Rafael Lobato, organizador da ação, destaca que a finalidade do movimento é integrar todos os grupos por meio de atividades culturais. “O MAES tem por propósito ser inclusivo, acolhendo pessoas de todas as idades e origens sociais interessadas em participar das atividades culturais promovidas pela coletiva Teatrar UFMA”.

Sobre o resultado do dia de atividades, Rafael comenta: “esse dia dedicado permitiu que os alunos dessas escolas vivenciassem de perto as práticas teatrais oferecidas pela UFMA. Foi uma oportunidade valiosa para explorar novas formas de expressão artística, ampliar horizontes educacionais e fortalecer laços entre a Universidade e a comunidade escolar, reforçando o compromisso da UFMA com a educação inclusiva e acessível a todos”, aponta.

Inicialmente, a turma 101 do ensino médio do Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva foi selecionada para participar da ação. A organização do MAES pretende incluir outras turmas da mesma escola em atividades futuras, além de planejar a participação de outras escolas.

Por: Karina Soares

Revisão: Jáder Cavalcante