Notícias
Curso de Relações Públicas promove painel sobre cultura regional e estratégias de mercado
O curso de Comunicação Social — Relações Públicas da UFMA Câmpus São Luís, promove, na próxima quarta-feira, 30, das 14h às 18h30, o Painel Curiá: onde a adaptação cultural vira estratégia de mercado, no Auditório do Senai Cept Raimundo Franco Teixeira, no bairro Monte Castello. Gratuito e com emissão de certificado, o evento propõe um debate sobre como elementos da cultura regional, especialmente o São João, podem ser incorporados de forma criativa e estratégica a negócios e marcas.
Organizado integralmente por estudantes da disciplina Gestão Estratégica de Eventos Corporativos, o Painel Curiá foi pensado para unir tradição, inovação e mercado. Segundo Karolynne Sodré, discente de Relações Públicas e parte da equipe responsável pela produção, a ideia surgiu da vontade de valorizar a cultura local por meio de um olhar empreendedor. “A proposta foi de desenvolver um evento que unisse elementos culturais regionais a estratégias de mercado, utilizando o período junino como fio condutor. A escolha do tema reflete a nossa intenção de mostrar como a adaptação cultural pode ser uma ferramenta poderosa para o fortalecimento de marcas e o crescimento de negócios”, explica Karolynne.
Além da relevância econômica, o evento também tem forte valor formativo, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade. “O painel oferece um espaço de aprendizado prático e interdisciplinar, conectando comunicação, empreendedorismo e identidade cultural. Já para a sociedade, é uma oportunidade de valorizar tradições locais e explorá-las de forma estratégica e ética no ambiente coorporativo”, completa a discente.
A programação começa às 14h, com credenciamento e apresentação musical, seguida da mesa de abertura. A partir das 15h50, os painéis temáticos contarão com a presença de convidados como:
- Ricardo Menezes, fundador da Agência Revis, que atua na construção de marcas com propósito;
- Izaura Maíra, coordenadora do Grupo de Dança Afro (Gdam), que levará ao evento a experiência da arte como resistência cultural;
- Roberto Serra, doutor em Administração e diretor da Agência Marandu, que abordará a movimentação econômica gerada pelas festas juninas a partir de soluções tecnológicas;
- Tatiana Targino, da Cabide Malharia com um relato sobre moda sazonal inspirada no inspirada no São João e sua influência nos negócios locais.
Ao final da tarde, haverá sessão de fotos, sorteio de brindes e um coquetel de encerramento para promover a integração entre os participantes. O evento é voltado para estudantes, profissionais da comunicação, empreendedores e demais interessados em cultura, criatividade e inovação. Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio da plataforma Doity, neste link.
“Se você é empreendedor, estudante, profissional da comunicação ou apenas apaixonado pela cultura regional, não perca essa oportunidade. O evento é gratuito, com certificado, e reunirá especialistas que vão inspirar novas formas de fazer negócios com criatividade e propósito", convida Karolynne.
Embora o Painel Curiá tenha sido concebido como uma atividade curricular, a organização não descarta a possibilidade de novas edições. “Esperamos que o evento contribua para ampliar o olhar dos participantes sobre o valor da cultura como ativo estratégico nos negócios, além de fomentar networking entre academia e mercado. Por se tratar de um evento organizado dentro de uma disciplina, não pensamos em uma segunda edição, mas de acordo com a recepção e o interesse do público, talvez possamos realizar outras edições”, finaliza.
Para mais informações, acesse o perfil do evento no Instagram, aqui.
Por: Geovanna Selma