Notícias
Curso de Relações Públicas lança 53ª edição da revista-laboratório RP Alternativo
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, realiza, na próxima quinta-feira,11, o lançamento da 53ª edição da revista-laboratório RP Alternativo, produzida pelos discentes do curso. O evento ocorre no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais (CCSo), a partir das 15h30 e é aberto a estudantes, professores, profissionais da área de Comunicação e público interessado.
Com mais de trinta anos de história, a RP Alternativo integra as atividades da disciplina Produção de Revista Institucional, oferecendo aos alunos uma vivência completa do processo editorial, da definição das pautas à produção, edição, divulgação e organização do lançamento da publicação. Além do caráter formativo, a revista tornou-se também um importante registro da memória institucional da UFMA, reunindo reportagens, entrevistas e abordagens sobre projetos, personagens e momentos que marcaram a trajetória da Universidade.
A professora Mariela Carvalho, responsável pela disciplina e pela coordenação do projeto, destaca o papel da revista como laboratório de aprendizagem. “A RP Alternativo foi criada para ser um espaço em que os alunos possam unir a teoria e a prática. Dentro de uma única disciplina, eles debatem, refletem e produzem todas as etapas da revista e, ao final, têm um produto concreto que permite visualizar, de forma muito mais palpável, o conhecimento construído ao longo do semestre”, afirma.

Discentes de Relações Públicas produziram a 53ª edição da revista-laboratório RP Alternativo. Foto: acervo pessoal
A edição de número 53 chega com o tema “A estética do que parece real”, refletido na reportagem de capa “Entre o real e o roteirizado: quando vulnerabilidade vira marketing, e estética vira fórmula”, que analisa como narrativas de cotidiano e exposição de experiências pessoais passaram a ser utilizadas como estratégias de comunicação e publicidade nas redes sociais.
Para a estudante Nicole Magalhães, do 5° período de Relações Públicas e editora-chefe da edição, a produção da revista representou uma vivência marcante na formação acadêmica. “Participar da construção da RP Alternativo foi uma experiência muito enriquecedora. Acompanhar as pautas ganhando forma e entender, na prática, como uma revista é construída faz toda a diferença na nossa formação. Cada etapa exigiu atenção e cuidado, mas também deixou claro que a revista só acontece porque várias pessoas somam suas ideias e olhares”, relata.
Nicole comenta ainda o envolvimento direto nas etapas do processo editorial. “Como editora-chefe, pude escrever, revisar e acompanhar o trabalho da equipe, vendo os ajustes acontecerem até chegar ao resultado final. Foi aprendizado que trouxe muito retorno. A revista ficou diversa, atual e cheia de vozes diferentes, e isso mostra quanto esse projeto é importante dentro do curso, e participar disso foi especial”, completa a discente.
Além da matéria de capa, a 53ª edição reúne análises culturais, entrevistas e reflexões contemporâneas. A seção Coffee Break aborda a presença da cultura oriental em São Luís; o texto Música e identidade discute relações entre expressão musical e formação subjetiva; e a entrevista com o publicitário Fernando Coelho traz reflexões sobre estratégias de experiência do cliente. A publicação ainda conta com uma crônica sobre comunicação e diversidade, charge, conteúdo explicativo sobre PR Stunt e reportagens sobre o reconhecimento do curso de Relações Públicas e os desafios da comunicação em grandes eventos.
A editoria “Conhecendo o Mestre” apresenta a trajetória da professora Walline Alves, do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, enquanto a seção “Prata da Casa” destaca a atuação profissional da egressa Clara Abdalla, evidenciando a inserção dos ex-alunos no mercado trabalho.
Segundo a professora Mariela, o projeto envolve diferentes frentes de atuação. “Os estudantes passam por todas as etapas da produção editorial: escolha de pautas, entrevistas, pesquisa, escrita, edição, produção fotográfica e revisão. Além disso, também trabalham a divulgação nas redes sociais da revista e o gerenciamento do site, que reúne edições de mais de trinta anos, e organizam o evento de lançamento, integrando conhecimentos de comunicação digital, cerimonial e organização de eventos’, destaca.
O lançamento contará com a apresentação da equipe editorial e momento de confraternização com o público presente. Os participantes inscritos receberão certificado de horas complementares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 8, neste link. A revista também possui versão digital, com diversas edições disponíveis no site oficial.
Por: Geovanna Selma
Fotos: acervo pessoal
Revisão: Jáder Cavalcante