Notícias
Curso de Psicologia celebra 30 anos de história e realizará evento especial entre os dias 20 e 22 deste mês
O curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão está completando 30 anos de existência em 2021, e, para comemorar, o Departamento de Psicologia (Depsi) organiza a um evento especial, com o tema “30 anos do Curso de Psicologia da UFMA: contando e fazendo histórias”. Mas você sabe como começou a história dessa graduação e como se desenvolveu?
De acordo com Márcia Antônia Piedade Araújo, professora do curso e especialista em História da Psicologia, o Departamento já existia desde 1970, oferecendo disciplinas de psicologia para os outros cursos da UFMA. Somente em 1991, após muita mobilização, houve a criação da graduação. “O curso foi criado inicialmente nas habilitações de bacharelado e licenciatura, mas, em 1994, a habilitação de formação de psicólogo já estava aprovada”, explicou a docente.
As Semanas de Psicologia foram muito importantes, segundo a professora Márcia Araújo. Ela explicou que os eventos eram uma forma de chamar atenção para a necessidade de implantação do curso, e foi durante um deles que o então reitor, Jerônimo Pinheiro, anunciou a criação do curso de Psicologia.
Antes da fundação da graduação, o quadro de docentes era composto, em sua maioria, por filósofos e pedagogos. Os docentes realizaram pesquisas em escolas públicas e privadas para sondar o interesse pelo curso, e as expectativas foram acima do esperado: logo no primeiro ano, o vestibular para Psicologia foi o segundo mais concorrido da UFMA.
A partir de 1991, foram realizados concursos para admissão de professores com formação de psicólogo. No mesmo ano, o Depsi, que, anteriormente, fazia parte do Centro de Estudos Básicos (CEB), passou a fazer parte do Centro de Ciências Humanas (CCH). Hoje, são 29 professores ativos permanentes e mais quatro substitutos, que juntos atendem a 53 disciplinas do curso de Psicologia e mais 34 em outros cursos da UFMA.
Atualmente, o bacharelado possui 412 matriculados, entre os quais está Juliana Maria da Silva Mota, do 9º período, que contou um pouco sobre sua experiência: “O curso é incrível. Nossa Coordenação e Departamento são muito bem-organizados, assim como a grade curricular. Tive experiências que não imaginava, muito além do profissional. A graduação me fez perceber como é delicado falar sobre saúde mental, me deu uma base muito grande de contexto de vida, sobre política, sociedade e responsabilidade que temos ao lidar com o outro”.
Juliana comentou as dificuldades e o privilégio de estudar Psicologia na UFMA. “Na real, estudar na UFMA não é tão simples. O nível de exigência é bem alto, ainda mais para alguém como eu, que sempre precisou conciliar estudo, trabalho e família, o que me limitou viver intensamente tudo que a Universidade tinha a oferecer. Ainda assim, consegui estagiar em várias áreas e aprender sobre diversos temas. Tudo isso é muito gratificante. Sinto-me privilegiada por estar neste curso e numa instituição como a UFMA. Todas essas experiências com certeza me levarão a ser uma ótima profissional”, enfatizou.
A partir de 2012, o Departamento de Psicologia iniciou a pós-graduação stricto sensu, com a abertura do Mestrado em Psicologia. Hoje, em sua estrutura, possui ainda 19 grupos de estudo e pequisa e dois projetos de extensão, além de ter nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade).
Para saber mais sobre o curso acesse o Sigaa
Por: Kaio Lima
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante