Curso de Odontologia publica manual atualizado de biossegurança

publicado: 09/02/2021 11h32, última modificação: 10/02/2021 00h35

A Biossegurança é o conjunto de atitudes que visam à bioproteção de todos os envolvidos no serviço de saúde e tem o comprometimento social e jurídico de prevenir a contaminação ambiental por material químico ou biológico. Pensando nisso, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão elaborou o “Manual de Biossegurança em Odontologia”, publicado em janeiro.

Trata-se de um e-book que busca informar e ajudar na formação em odontologia, assim como esclarecer as práticas aos dentistas que já estão na prática clínica. As normas e os protocolos contidos no material são medidas fundamentais que devem ser seguidas por alunos, professores e funcionários de Odontologia da UFMA, no sentido de prevenir e controlar a infecção, a transmissão de doenças e os acidentes ocupacionais.

Em suas 95 páginas, o manual descreve em detalhes situações do cotidiano odontológico e como agir diante de cada uma delas, desde os riscos encontrados nesses ambientes profissionais ao manuseio de equipamentos de proteção individual, passando por limpeza e desinfecção das áreas clínicas.

Segundo o presidente da Comissão de Biossegurança do Curso de Odontologia, Tarcísio Leitão, o manual precisou ser atualizado pensando no retorno das atividades clínicas presenciais e as novas normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a transmissão da covid-19.

“O Manual de Biossegurança, que já existia no curso de Odontologia, mas precisava ser atualizado e voltado para as medidas de segurança contra o coronavírus, foi concluído em quatro meses e publicado pela Edufma. Estabelecemos novas regras de condutas e divulgamos para os alunos”, explicou.

Faça o download do e-book na página da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma).

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque