Curso de Odontologia da UFMA realiza I Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia em São Luís

publicado: 08/08/2023 15h19, última modificação: 08/08/2023 21h27

Nos dias 04 e 05 de agosto, o curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão realizou o “I Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia (Conao)”. Em sua primeira edição, o evento trouxe palestras e minicursos que abordaram temáticas relevantes e atuais dentro dos eixos da odontologia no Brasil e no mundo. Segundo Letícia Gonçalves, professora do Departamento de Odontologia da UFMA e organizadora do evento, o “I Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia” teve por principal objetivo levar a um crescimento tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal para os graduandos de odontologia e os demais participantes do congresso.

“Esse momento com os alunos sempre foi uma tradição na odontologia, mas este ano, pela primeira vez, realizamos no formato de congresso, o que foi um grande desafio. O maior objetivo para os alunos, docentes e participantes externos não fica só no âmbito acadêmico, mas perpassa uma construção pessoal. Muito de nossos alunos, são estudantes de graduação e, neste evento, estão tendo a oportunidade de acompanhar assuntos que não estão presentes na grade curricular do curso, mas que estão envoltos no cenário da odontologia atualmente” ressaltou.

Para a estudante de odontologia Maria Luiza Menezes, o evento traz um maior contato com as novas dinâmicas da odontologia no cenário internacional, o que possibilita um crescimento acadêmico e intelectual alinhado com o que há de mais moderno na área. “É a primeira vez que realizamos um congresso. A princípio, idealizamos trazer com uma nova roupagem para o evento, que, anteriormente, era no formato de jornada acadêmica, mas que, neste ano, ganhou dimensões de um congresso nacional, para o qual trouxemos várias novidades, como as dinâmicas com o IDent Quiz, palestrantes renomados da odontologia em nível nacional e internacional, que agregaram  conhecimento aos estudantes de odontologia da UFMA e de outras instituições. Não consigo nem expressar quão feliz estou me sentindo, pois esse congresso nos engrandece em todos os sentidos”, expressou Maria Luiza.

O evento contou ainda com o “I Seminário Integrado de Pesquisa Odontológica”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação de Odontologia da UFMA, em que as apresentações de trabalhos científicos serão avaliadas pelo Comitê Organizador, e seus resumos serão publicados nos anais do evento. Esse espaço tem a finalidade de incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas na área da odontologia e contribuir para a sua divulgação, especialmente no tocante à produção científica de graduandos maranhenses.

Vandilson Rodrigues, professor do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA, declarou que o I Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia é de extrema relevância para a produção e o fomento de novos trabalhos científicos na área da Odontologia no Maranhão e no Brasil. “O evento incluiu as temáticas mais atuais que estão sendo abordadas na odontologia no cenário nacional e internacional. Também é um momento em que os discentes estão apresentando seus projetos de pesquisa, os resultados dos achados nos estudos, as ações de extensão e ensino, que eles têm tanto elaborado na UFMA, quanto nas instituições parceiras. Esse momento em que compartilhamos conhecimento é muito importante, pois agrega na formação acadêmica, na produção intelectual e nas atividades de pesquisa e extensão na Universidade. Nesse processo, existe uma contribuição mútua entre discentes, docentes e profissionais externos que instigam, fomentam, incentivam e agregam valor àquilo que está sendo produzido” comentou.

Por: Alexandre Burity

Produção: Bruna Castro