Curso de Odontologia da UFMA promove a segunda edição do Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia

publicado: 13/09/2024 11h47, última modificação: 16/09/2024 07h51
O prazo para submissão de trabalhos acadêmicos encerrará no próximo dia 25 de setembro

Os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, durante os dias 18 e 19 de outubro, realiza a segunda edição do Congresso Nacional Acadêmico de Odontologia (II CONAO-UFMA). O evento ocorrerá no Residencial Recepções, avenida Mário Andreazza, bairro do Olho d'Água, a partir das 9 horas.

O evento tem o objetivo de contemplar a pesquisa em Odontologia de diversas instituições e estimular a discussão acerca dos avanços na área. Visando ao caráter interdisciplinar, o congresso incluirá atividades organizadas em diferentes módulos temáticos: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Dentística; Disfunção Temporomandibular; Endodontia; Estética; Farmacologia aplicado à Odontologia; Implantodontia; Odontologia Hospitalar, Odontologia para pacientes com deficiência; Ortodontia e Ortopedia; Patologia Bucal; Periodontia, Saúde Coletiva, entre outros.

O professor Vandilson Pinheiro Rodrigues, integrante da organização do evento, reforça a importância do evento tanto para a formação dos estudantes e pesquisadores quanto para o contato com o trabalho exercido em diferentes instituições, podendo criar uma rede de apoio e troca de experiências.

“O evento é extremamente benéfico para a UFMA, pois possibilita o fortalecimento de parcerias com os agentes do setor público, e é um momento que os discentes e docentes podem apresentar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que têm desenvolvido na Universidade. O CONAO é uma oportunidade de aprimorar a formação acadêmica e compartilhar a produção técnico-científica desenvolvida, e este ano algumas atividades serão conduzidas em parceria com órgãos públicos, como as secretarias de saúde e instituições de fomento à pesquisa (FAPEMA, CAPES e CNPq). As atividades programadas estimulam a integração e network entre pesquisadores das diversas instituições nacionais”, afirma o professor.

O II CONAO-UFMA contará com diversas propostas de interatividade e inovação durante as suas atividades, como, por exemplo, o CONAO Game, uma atividade interativa em formato de jogo que vai apresentar, de forma dinâmica, os conteúdos odontológicos, e, por meio da avaliação deles, será possível concorrer a prêmios como a recompensa em uma partida de jogo de videogame. Durante o evento, também estará ocorrendo a Segunda Mostra Fotográfica Odontológica e II Seminário Integrado de Pesquisa Odontológica, expandindo o espaço de integração e compartilhamento de conhecimento para os integrantes da área.

Vandilson Rodrigues afirma que a primeira edição do evento foi um sucesso, contando com 413 inscritos e 186 trabalhos submetidos e apresentados nas diversas modalidades, e a expectativa é que neste ano o congresso seja ainda maior e receba ainda mais profissionais e estudantes de Odontologia de todo o país.

“O evento espera receber um público ainda maior, pois será disponibilizada também a modalidade de apresentação on-line, o que permitirá a apresentação de participantes fora de São Luís e do Maranhão, ampliando ainda mais o público-alvo do evento. Além disso, incluímos na programação a participação de representantes da rede de saúde pública em uma atividade articulada pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA, com o objetivo de fortalecer essa parceria e apresentar um consolidado das atividades de pesquisa e extensão do programa nas unidades de saúde do Estado do Maranhão”, declara Vandilson.

O prazo para submissão de trabalhos acadêmicos para apresentação durante o evento continua até o dia 25 de setembro. Os resumos dos trabalhos poderão ser apresentados por meio de quatro modalidades: apresentação oral presencial, apresentação oral on-line, banner e mostra fotográfica odontológica. Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico, e seus resumos serão publicados nos Anais do evento.

Para a submissão de trabalhos, inscrições e acessar a programação completa do evento, o participante deve acessar o site do evento, clicando aqui .

Por: Pedro Correa