Curso de Odontologia da UFMA fará apresentação sobre a experiência do estágio para Secretaria Municipal de Saúde

publicado: 17/08/2023 08h15, última modificação: 17/08/2023 20h37

No dia 22 de agosto, com início às 8h30, no auditório Dr. Jackson Lago, na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), serão apresentados os resultados decorrentes das ações desenvolvidas em campo por estudantes do curso de Odontologia da UFMA, na atenção primária de unidades de saúde do município. A apresentação tem como principal objetivo fomentar a discussão acerca da potencialidade da presença dos discentes do curso de Odontologia da UFMA para a melhoria dos números de atendimentos de saúde bucal no município de São Luís.

Os estudantes desenvolvem ações e atividades gerenciais na organização das agendas, contribuindo para a alimentação do sistema e-SUS, organizando os consultórios odontológicos, além das atividades do programa saúde na escola, atuando em pequenos procedimentos preventivos e curativos nas crianças, mediante visita domiciliar aos alunos da Unidade Escolar Raimundo Chaves. Nesse sentido, os futuros odontólogos da UFMA já produziram diversos materiais educativos e publicaram suas experiências exitosas nos estágios em um capítulo de livro sobre a temática “Integração Ensino e Serviço no SUS”. A professora Judith Pinheiro, docente no campo de estágio do curso de Odontologia da UFMA, comenta a importância da vivência no estágio para os acadêmicos do curso.

“Essa vivência no estágio é de grande importância para a formação de cirurgiões-dentistas com visão crítica do processo saúde-doença e do cuidado na realidade maranhense. A rede colaborativa para estudos estratégicos do trabalho em saúde no Brasil publicou, em 2022, o perfil do mercado de trabalho em Odontologia e mostrou que o sistema público de saúde é responsável por 80,75% dos vínculos formais de emprego. Dessa forma, não podemos ficar alheios na formação desses futuros profissionais e sua inserção no sistema público de saúde. O curso de odontologia da UFMA vem cada vez mais se aproximando da comunidade e da rede de serviços do SUS na perspectiva da colaboração. O estágio é planejado para que os alunos conheçam o trabalho do dentista na equipe de Saúde da Família, tanto no gerenciamento dos atendimentos, quanto nas visitas domiciliares, como também no programa saúde na escola atuando diretamente nas ações de educação em saúde, produzindo materiais educativos e planejando ações coletivas e preventivas. Além disso, a clínica-escola da faculdade de Odontologia da UFMA tem sido a referência de atendimento para os indivíduos identificados com necessidades de tratamento odontológico, enfatizando a importância do ensino, serviço e comunidade”, expressou a professora.

Na ocasião, estarão presentes a coordenação do curso de Odontologia da UFMA, a coordenação de estágio, os coordenadores de APS, o programa Saúde na Escola e Saúde Bucal, diretores de unidades de saúde, diretores de unidades educacionais e a Superintendência de Educação em Saúde do Município.

Por: Alexandre Burity