Curso de Oceanografia e Limnologia da UFMA realiza exposição Oceanos, na Cidade Universitária

publicado: 06/06/2023 10h44, última modificação: 07/06/2023 06h29
Evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorados nos dias 5 e 8 de junho, respectivamente
Curso de Oceanografia e Limnologia da UFMA realiza exposição Oceanos

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorados nos dias 5 e 8 de junho, respectivamente, o Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou, na segunda-feira, 5, a Exposição Oceanos, na Cidade Universitária. O evento aconteceu em parceria com a Coordenação do Curso e Diretório Acadêmico HMS Challenger. A ação visou à conscientização sobre a vida marinha, a saúde dos nossos oceanos e a problemática dos resíduos sólidos, eventos climáticos extremos e muito mais.

A exposição recebeu, neste ano, a participação da ONG Sea Shepherd Brasil, que explanou sobre o projeto Ondas Limpas, que está percorrendo as praias do Brasil (do Chuí ao Oiapoque) realizando ações de conscientização e limpeza de resíduos sólidos. O chefe do Departamento de Ocenografia e Luminologia, Marcelo Henrique Lopes Silva, explicou que o dia foi dedicado à exposição de trabalhos que são desenvolvidos na parte da oceanografia.

“Além da mobilização dos alunos do curso, professores e demais membros da comunidade acadêmica, nós convidamos as escolas do ensino médio, tanto da rede privada quanto da rede pública, para esta experiência. Falamos dos trabalhos que são desenvolvidos na parte da oceanografia que compreendem o aspecto geológico, físico, químico e biológico”, disse.

A programação englobou um roteiro de palestras e exposição nos laboratórios do prédio do curso, além de uma mesa-redonda, em que foi discutido sobre a preservação e conservação do ambiente. A coordenadora do curso de oceanografia da UFMA, professora Cláudia Parise, explica que a comemoração foi realizada para comemorar os dois dias, que caem na mesma semana, juntando uma grande programação.

“Falamos também sobre oceanografia socioambiental, que trata do homem inserido nesse contexto, tanto aproveitando os recursos do oceano como também ajudando a preservar, conservar o nosso grande oceano. Fizemos uma grande exposição para as crianças das escolas convidadas, mostrando a parte das tartarugas e dos tubarões, por exemplo, além dos outros animais marinhos, a parte química também para mostrar a acidificação dos oceanos, entre outros temas”, destacou.

A estudante do primeiro ano do ensino médio do Colégio Universitário da UFMA Emily Barbosa Monteiro afirmou que é muito interessada nessa área da pesquisa de biologia. “Fomos convidados, eu e toda a turma, pela professora de ecologia Carol. Achei a palestra e o que foi exposto muito interessante porque ela abre um leque de oportunidades para essas pessoas que querem ingressar na área da ciência. E eu achei muito importante

Ela conta ainda que é seu sonho tornar-se veterinária e pesquisadora. “A área da ciência é muito importante, e essas iniciativas de projetos de ingressar na ciência são muito mais importantes ainda porque dão mais visibilidade para essa área e ajudam pessoas que às vezes não tem muitas oportunidades”, finalizou.

Saiba mais

A Sea Shepherd Brasil apresenta o ônibus Guardião da Costa, nosso 'navio sobre rodas' na linha de frente da conservação do oceano na costa brasileira. Um estudo inédito no Brasil — e com a maior abrangência deste tipo de estudo no mundo, este projeto tem o objetivo de estudar o perfil do lixo marinho pela costa brasileira — cobrindo macrolixo, microplásticos e toxicidade da areia — para entender o real impacto dos resíduos e influenciar políticas públicas urgentes de inibição de produção, uso e destinação de resíduos plásticos, entre outros resíduos no Brasil. Este projeto é financiado pela Odontoprev — a maior empresa de seguro de odontologia do Brasil — como parte de seu esforço de sustentabilidade.

Por: Aline Alencar e Júlio César

Fotos: Karla Costa e Júlio César