Notícias
Curso de Media Training da UFMA, em parceria com a Fapema, capacitou mais de cem pesquisadores em 2025
Media Training orienta pesquisadores sobre estratégias de comunicação para rádio, podcasts, TV e redes sociais. Foto: Sarah Dantas
Consolidando a formação científica, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza mais uma turma do curso de media training. O objetivo das aulas é capacitar pesquisadores a desenvolver técnicas e habilidades de comunicação para a difusão de suas pesquisas.
Os módulos são ministrados por professores e profissionais da comunicação da UFMA e visam capacitar os pesquisadores para lidar com entrevistas, redes sociais, podcasts e outros formatos midiáticos.
As aulas ocorrem na Universidade e preparam os cientistas para entrevistas, eventos públicos e para se destacarem nas redes sociais. Os pesquisadores em capacitação têm a oportunidade de aprimorar técnicas de entrevista, habilidades em gravação de vídeo e estratégias de divulgação científica, fortalecendo a apresentação de seus trabalhos no futuro.
Na nona turma, sete pesquisadores puderam entender, entre teoria e prática, a importância de divulgar a ciência de forma clara e acessível para o público.

Participantes do curso acompanham demonstração de técnicas de entrevista e postura diante do microfone, durante atividade prática. Foto: Sarah Dantas
Bruna Almeida é professora do Instituto Estadual de Educação (IEMA), no curso de Produção de Áudio e Vídeo. Formada em Comunicação, ela destaca que, mesmo sendo da área, reconhece a importância de cursos de aperfeiçoamento que contribuem diretamente para o desenvolvimento profissional dos pesquisadores. “Nós pensamos que, só porque somos da área, não precisamos desses aperfeiçoamentos. Mas, justamente por eu ser da área da comunicação e eu estar do outro lado, acabo me acostumando. O curso vem justamente para nos mostrar como nos portar, nos comunicar melhor e como falar da nossa pesquisa de uma forma que todos entendam. Então, [o curso] me chamou a atenção para que eu possa me atualizar e também estar preparada para dar entrevistas e não estar apenas do outro lado, entrevistando”, salienta.
Bruna avalia de forma positiva o curso de Media Training ofertado pela UFMA. “Os professores são muito dinâmicos e bem didáticos. Conseguimos realmente entender com bastante clareza e dinamismo as informações desde o primeiro dia. Eu acho que esse curso deve permanecer, e muitas pessoas devem participar! Temos, dentro da Universidade, pesquisas boas que muitas vezes acabam não sendo mostradas justamente por esse receio e vergonha. Acredito que o curso vem para completar ainda mais nossa vida acadêmica, que não é só fazer pesquisa no nosso mundo, mas também mostrar para o mundo o que nós estamos fazendo”, reforça.
A professora do curso de Administração e do mestrado em Psicologia da UFMA, Adriana Araújo, também ressalta a qualidade da capacitação. Adriana pontuou que o que a motivou a participar do media training foi “todo o conteúdo programático que o curso propõe, porque nós, pesquisadores, precisamos saber expor nossas pesquisas e nos expor na mídia. O Media Training tem esse objetivo, trazer ensinamentos bem específicos para que a gente saiba se portar com mais excelência”, enfatiza.
Formação para difusão da ciência
O Curso de Media Training integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, que prevê a realização de até dez turmas em 2025. A iniciativa, oferecida de forma totalmente gratuita, busca preparar comunicadores científicos capazes de se expressar de forma clara e acessível, fortalecendo a ciência como ferramenta de transformação social.
O programa é estruturado em cinco módulos, com aulas ministradas por docentes, técnicos e profissionais da TV UFMA, da Rádio Universidade FM e da Diretoria de Comunicação da UFMA (DCOM).

Pesquisadores realizam simulação de entrevista na Rádio Universidade FM, etapa que integra o treinamento de comunicação científica. Foto: Sarah Dantas
Das nove turmas já realizadas, o projeto registrou mais de 500 inscrições e formou mais de 100 pesquisadores.
De acordo com a coordenadora-geral do projeto, Josie Bastos, o projeto é inovador e tem trazido resultados significativos. “Eu queria destacar o pioneirismo desse projeto. A Universidade Federal do Maranhão traz isso de uma forma muito orgânica, de uma forma muito exclusiva, de integrar profissionais de comunicação e, ao mesmo tempo, formar pesquisadores. A ideia do Media Training é trazer esse campo do jornalismo para os pesquisadores. E temos visto resultados positivos. Professores e pesquisadores que fazem o curso, após o treinamento, concedem entrevista para a gente com segurança, tranquilidade e com leveza”, observa.
Com os resultados expressivos, o projeto será ampliado. A partir de 2026, o curso de Media Training também contemplará os extensionistas e pesquisadores do interior do estado. “A gente entende que a extensão, para além de ser uma parte, é a base da Universidade, assim como a pesquisa. Os extensionistas dialogam muito com a sociedade. Eles precisam [do curso], porque são ações, geralmente, voltadas para a sociedade. A nossa ideia é integrá-los nesse projeto e também levar [o curso] para o interior do estado”, explica Josie.
A última turma do Media Training de 2025 ocorre de 1º a 5 de dezembro. Mais informações sobre as próximas turmas e ações complementares serão divulgadas pelos canais oficiais da UFMA e da FAPEMA.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante