Curso de Letras da UFMA comemora 70 anos de história

publicado: 30/11/2023 13h48, última modificação: 06/12/2023 10h26
Evento ocorre na quarta-feira, 6 de dezembro, no Palácio Cristo Rei
Curso de Letras da UFMA comemora 70 anos de história

Em razão do aniversário de 70 anos do Curso de Letras, enorme conquista para a educação do Estado do Maranhão, o Palácio Cristo Rei será palco da celebração que comemora essas sete décadas de histórias, desafios e conquistas. O evento ocorre na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, e é iniciativa do Departamento de Letras (Deler), que busca também reconhecer professores e professoras que destinaram esforços para construir essa graduação.

O Curso de Letras representa um dos mais antigos e prestigiados cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Criado por meio do Decreto 32.606/53, de 23 abril de 1953, seu surgimento foi resultado de uma série de esforços da Academia Maranhense de Letras, Arquidiocese de São Luís e Fundação Paulo Ramos, a fim de proporcionar, dentro do estado, um ramo de estudo acadêmico àqueles que se interessavam pelas letras.

De acordo com a fala da professora Márcia Manir Miguel Feitosa, inserida na formulação do projeto pedagógico de 2009, a composição do curso é fruto do trabalho e da contribuição incansável de diversas pessoas. “Até que chegássemos a esse patamar, muitas mãos labutaram para a sua construção, dedicando-lhe horas de afinco, promovendo debates e dissipando embates, suscitando discussões e apresentando possíveis soluções. A cada novo coordenador que assumia os rumos do curso, renovadas esperanças por uma sensível transformação do currículo eram aguardadas por todos, sobretudo pelo corpo discente, ávido por obter um diploma em licenciado em Letras à altura das maiores universidades do país”, comentou.

Atualmente, o Curso se divide em Licenciatura Letras-Espanhol, Letras-Francês e Letras-Inglês — e suas respectivas literaturas — de tal modo que possa sempre reafirmar o seu papel na formação científica, política, técnica e cultural, zelando pela cidadania.

Entre seus principais objetivos, estão formar profissionais intelectualmente competentes; dar prioridade à abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno; promover articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, além de articulação direta com a pós-graduação.

O Curso de Letras da UFMA preza pelo desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

– Domínio do uso da língua portuguesa e/ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita;

– Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

– Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

– Preparação profissional atualizada, voltada para a dinâmica do mercado de trabalho já existente na região e com capacidade de desenvolver novos mercados;

– Percepção de diferentes contextos interculturais, para que possa atuar com competência, responsabilidade e consciência crítica;

– Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

– Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

Na perspectiva do professor José Dino Costa Cavalcante, a celebração desses 70 anos de história marca um momento em que será possível, todos juntos, olhar para o passado com orgulho, saudosismo e satisfação ao ver tudo o que foi conquistado.

“Essa história significa uma rica memória de milhares de profissionais que se formaram ao longo de sete décadas. Quantos professores! Quantas pesquisas! Quantas histórias de superação! Quantos livros foram escritos! Enfim, é uma história que precisamos celebrar, com grande orgulho, e dizer aos que contribuíram para essa conquista, um muito obrigado!”, contou.

O docente também convidou toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral a participarem do encontro. “Participem desta celebração, porque o Curso de Letras faz parte da história da UFMA, faz parte da história do Maranhão, dessa rica história de nossa terra — que é a terra de Odorico Mendes, de Sotero dos Reis, de Gonçalves Dias, de Maria Firmina dos Reis, de Celso Magalhães, de Aluísio Azevedo, de Arthur Azevedo, de Coelho Neto, de Laura Rosa, de Astolfo Marques, de Viriato Correia, de Nascimento de Moraes, de Humberto de Campos, de Josué Montello, de Nauro Machado, entre tantas outras figuras, que nos orgulham! Viva o Curso de Letras”, finalizou Dino.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro