Notícias
Curso de Especialização da UFMA de São Bernardo promove debate aberto sobre cidadania e movimentos sociais
O curso de Especialização em Cidadania, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus São Bernardo, realiza, nesse sábado, 15, com início às 9h, a palestra “Diálogo com os Movimentos Sociais”. O evento reunirá referências da luta e resistência dos movimentos sociais do Estado do Maranhão para um debate sobre temas urgentes e relevantes, como a cidadania no Brasil, a atuação dos movimentos sociais e a promoção de políticas públicas.
O objetivo da palestra é promover um debate sobre a construção da cidadania no Brasil e destacar a importância da atuação direta dos movimentos sociais e das políticas públicas no seu desenvolvimento. A atividade está inserida na disciplina Cidadania, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, ministrada pelos professores Thiago Pereira Lima e Messias Araujo Cardozo.
O professor Thiago Pereira Lima, um dos responsáveis pela disciplina, explica a importância de discutir esse tema na atualidade. “O debate sobre cidadania no Brasil permanece atual. Pensamos a cidadania como um processo em constante construção, que apresenta avanços, mas também recuos. A Universidade é um espaço fundamental para a reflexão em torno do conceito de cidadania. A expectativa é que possamos contribuir para a construção de uma cultura de direitos, de uma cultura cidadã", ressalta.
Programação e Convidados
O evento reunirá palestrantes de movimentos sociais:
- Fabrícia Carvalho – Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM);
- Gilvânia Ferreira – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
- Lígia Santos – Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN);
- Mayron Regis – Fórum Carajás.
Como Participar
A palestra é voltada a toda a sociedade. O debate será transmitido pelo YouTube, com acesso aberto a todos os interessados por meio do link de inscrição abaixo que estará aberto até o dia do evento (acesse aqui).
Serviço
- Evento: Diálogo com os Movimentos Sociais
- Data: 15/02/2025
- Horário: 9h
- Plataforma: YouTube (transmissão ao vivo)
- Acesso: Gratuito e aberto ao público
Por: Débora Marques
Revisão: Jáder Cavalcante