Notícias

Curso de Engenharia Química da UFMA lança revista com destaque para inovações e perspectivas no setor

publicado: 23/05/2025 09h51, última modificação: 26/05/2025 16h20
Curso de Engenharia Química da UFMA lança revista com destaque para inovações e perspectivas no setor

No último dia 21 de maio, o curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou o lançamento da revista ChemE, desenvolvida no âmbito da extensão universitária. A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas, professores, estudantes, que prestigiaram a apresentação oficial da publicação.

Compuseram a mesa de abertura a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), Auro Atsushi Tanaka; a coordenadora do curso de Engenharia Química, Lamia Zuniga Linan; e o chefe do Departamento de Engenharia Química, Harvey Alexander Villa Vélez, demonstrando o apoio institucional e acadêmico ao projeto.

Na ocasião, o pró-reitor de Ensino comemorou a iniciativa: "Como professor do curso, eu me sinto muito feliz de podermos, aqui neste momento, dar início a essa história que a gente espera que seja exitosa, de termos uma revista eletrônica como parte de um projeto de extensão para atender uma regulamentação das diretrizes curriculares. Então, dessa maneira, eu acho que o curso de Engenharia Química lança um projeto inovador dentro da nossa instituição, e a gente espera, sim, que esse possa ser um veículo muito efetivo de comunicação com a sociedade".

A ChemE, desenvolvida como um projeto de extensão, é espaço dinâmico para a divulgação de notícias, entrevistas e inovações relacionadas à profissão e à indústria química. A publicação tem um perfil que alia linguagem científica à abordagem acessível, dialogando com a comunidade acadêmica, com profissionais do setor produtivo e a sociedade em geral.

A professora Alexandra Martins, editora-chefe da revista, ressaltou a importância da iniciativa. "Hoje, os cursos de Engenharia Química e Química da UFMA, apesar de serem altamente produtivos e de grande importância, ainda não têm a visibilidade e divulgação que merecem. Por isso, estamos providenciando a divulgação desse material. Estou muito feliz, pois acredito que a comunidade acadêmica só tem a ganhar. Trata-se de uma proposta interessante que pode, inclusive, servir de modelo para outros cursos na promoção da extensão universitária”

Segundo o vice-coordenador do projeto, Jaiver Figueroa, as edições terão periodicidade semestral. Cada edição trará uma temática diferente, ampliando o diálogo com outras áreas do conhecimento, como Química Industrial, Engenharia de Alimentos e Física, reforçando o caráter multidisciplinar da Engenharia Química. Todas as edições são feitas em colaboração com outros professores e, em especial, com os discentes, que desempenham papel fundamental nas atividades de apuração e produção dos conteúdos.

Paulo Sérgio Araújo, discente do quinto período do curso, compartilhou sua experiência no projeto. “Então, foi um desafio, mas também foi muito gratificante, porque teve os professores, a orientação, teve muitas coisas que era mais administrativa que me ajudaram. E, também, a divulgação científica que pra mim foi uma honra”.

Embora seja um espaço aberto para múltiplas vozes, a revista não tem caráter científico tradicional. Os conteúdos são selecionados por um comitê editorial, que avalia as contribuições sob critérios de relevância e pertinência, sempre com foco nas interfaces da Engenharia Química com a indústria, a academia e a sociedade.

O evento reforçou a iniciativa da UFMA para o fomento de propostas inovadores que aproximam a Universidade de diferentes setores da sociedade, estimulando a produção e a circulação de conhecimento qualificado.

A versão on-line da revista ChemE, pode ser acessada gratuitamente no link

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: