Notícias
Curso de Enfermagem de Pinheiro realiza evento dedicado à conscientização da doação de sangue
A prática da doação de sangue consiste no ato do indivíduo ceder uma pequena quantidade para salvar a vida de outro ser humano. Segundos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, uma única doação é capaz de salvar quatro pessoas. Dada a importância desse ato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Brasil, todo o mês de junho é dedicado à conscientização, criando assim o “Junho Vermelho”.
Segundo reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em maio deste ano, hemocentros de todo o Brasil estavam com o estoque de sangue abaixo do esperado. No Maranhão, os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde confirmam que o estado segue o cenário nacional. Por isso, aliada à conscientização e à promoção da vida humana, a coordenação do curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro realizou, na quarta, dia 6, no prédio de Saúde do respectivo câmpus, o evento “Junho Vermelho: Importância da Doação de Sangue”
O evento ocorreu em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e apoio do Comitê Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Maranhão (Coest Aben). Discentes, docentes e técnicos-administrativos, durante todo o dia, participaram da palestra sobre “A Importância da Doação de Sangue e de Medula Óssea”, ministrada pela enfermeira Sâmia Amélia Mendes Silva, da Faculdade Supremo Redentor.
Outra ação realizada foi o minicurso sobre “Sinais Vitais”, que contou com a participação da coordenadora do curso e enfermeira, Dayanne Freitas, da enfermeira Mayane Marques e de monitores do curso de Enfermagem de Pinheiro. Além dessas atividades, uma equipe da Hemomar também esteve no local do evento para realizar a triagem e o atendimento dos participantes. O objetivo era incentivar os presentes a participarem da Campanha de Doação Voluntária de Sangue.
A aluna Sâmia da Silva Araujo, do 9º período de Enfermagem, foi uma das pessoas presentes na doação. Ela é doadora de sangue e de medula óssea desde quando estava no ensino médio. “A ação é extremamente necessária, pois há muitas pessoas que precisam de sangue, seja para a realização de cirurgias, seja para o tratamento de hemodiálise, seja para o tratamento ontológico, entre outros. Além disso, a doação salva vidas, seria importante que todos que estão aptos a doar fizessem isso”, defendeu.
Para Dayanne Freitas, o curso de Enfermagem tem papel fundamental em conscientizar cada vez mais pessoas para a causa. “A enfermagem é responsável pelo acolhimento, pela triagem e coleta, além do seu papel educativo, sendo essencial para o cuidado aos doadores de sangue e qualidade da doação. Assim, o curso de Enfermagem segue com o compromisso de incentivar e promover ações educativas”, explicou.
Como doar
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, estão aptos à doação de sangue pessoas que estejam entre 16 e 69 anos e que possuam peso mínimo de 50 kg. No ato da doação, é necessária a apresentação de documento oficial e, para menores de idade, é indispensável o consentimento formal dos pais ou responsáveis.
É preciso ainda ter dormido seis horas nas últimas 24 horas e estar bem-alimentado. Pelo menos três horas antes da doação, não é recomendada a ingestão de alimentos gordurosos. Caso seja feita após o almoço, é necessário aguardar duas horas após a refeição. Para o sexo masculino, o intervalo mínimo entre doações é de dois meses, com frequência máxima de quatro vezes ao ano. Para o sexo feminino, o intervalo aumenta para três meses, com frequência máxima de três doações ao ano.
Para mais orientações, acesse a página do Ministério da Saúde.
Onde doar
A Hemomar conta com núcleos de atendimentos nas cidades de Pinheiro, São Luís, Santa Inês, Pedreiras, Caxias, Codó, Imperatriz e Balsas. Em Pinheiro, o prédio está localizado na Rua Maria Pinheiro Paiva e com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Em São Luís, os interessados podem comparecer na sede da Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s.n., bairro Jordoa. O prédio funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 12h.
Por: João Meireles
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante