Notícias

Curso de Enfermagem de Imperatriz promoverá palestra sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas na sexta-feira, 17

publicado: 15/06/2022 13h32, última modificação: 18/06/2022 20h52

O curso de Enfermagem do Centro de Ciências de Imperatriz, com a organização do professor, psicólogo e indianista Fábio Cardias-Gomes, promoverá palestra sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi), a ser ministrada por Zaira Zambelli Taveira, analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde. O evento será nessa sexta-feira, 17, via Google Meet, com início às 8h30, com discussão das ações de saúde aos povos indígenas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS),

O objetivo da palestra é sensibilizar futuros profissionais dessa área no que tange à atenção diferenciada ao público indígena. A iniciativa é aberta à comunidade acadêmica da UFMA, e interessados externos à instituição poderão realizar suas inscrições via solicitação a ser feita ao e-mail do próprio organizador, pelo qual será enviado o link da transmissão.

A programação visa contemplar os objetivos da saúde indígena e cuidados transculturais – componente curricular voltado para a formação de recursos humanos na enfermagem, além de iniciar discussão sobre as políticas públicas, sociais, populares e comunitária indigenistas. “O debate é um convite ao aprofundamento sobre o tema, devido à triste realidade brasileira quando nos debruçamos e percorremos os territórios desses povos na Amazônia Maranhense e Brasileira”, comentou Cardias-Gomes.

Com início de atividades em 2002, por meio de lei federal, a Pnaspi é integrada à Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) e compatibiliza as determinações das Leis Orgânicas da Saúde com as da Constituição Federal, que reconhecem aos povos indígenas, suas especificidades étnicas e culturais e seus direitos territoriais.

Nesse sentido, a implementação dessa política requer a adoção de um modelo complementar diferenciado de organização dos serviços direcionados para a proteção, promoção e recuperação da saúde que garanta aos povos indígenas o exercício de sua cidadania nesse campo. “ Temos que observar os ataques que sofrem as comunidades indígenas brasileiras e da América do Sul, investidas violentas de garimpeiros, madeireiros e grileiros de terra. A necropolítica atual assassina lideranças e ameaçam a saúde mental dos sujeitos indígenas e indigenistas que militam na causa de proteção integral e territorial indígenas”, acrescentou o docente.

A analista Zaira Zambelli informou que fará um breve panorama histórico das políticas indigenistas, em que abordará as diretrizes da Pnaspi; o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS (Sasisus); e a atenção à saúde diferenciada, com uma apresentação dialogada na qual os ouvintes poderão fazer considerações e questionamentos.

“Compreender os desafios da atenção à saúde indígena é dialogar com os direitos constitucionais, é refletir sobre nosso papel como cidadão brasileiro e, em última instância, espero que os alunos possam se inspirar para serem agentes de mudança a partir do local que cada um ocupa e pode ocupar”, detalhou a analista.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail , do coordenador da palestra.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: