Notícias
Curso de Comunicação da UFMA Câmpus São Luís lança revista RP Alternativo e newsletter Mercado RP
Na próxima segunda-feira, 10, discentes do curso de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lançam dois produtos desenvolvidos durante o semestre: a revista RP Alternativo e a Newsletter Mercado RP. O lançamento será a partir das 16h, no Anfiteatro de Comunicação, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), na Cidade Universitária Dom Degaldo.
A produção tem por objetivo compartilhar saberes e fomentar debates importantes na área da Comunicação. Em sua 51ª edição, a revista traz temas contemporâneos, relevantes e inovadores que sublinham os impactos da Inteligência Artificial (IA) no futuro da comunicação organizacional; as novas dinâmicas e processos comunicacionais no ambiente digital; e o papel das Relações Públicas na gestão de crise em um cenário polarizado.
A RP Alternativo foi produzida pelos estudantes da disciplina de Produção de Revista Institucional sob a coordenação da professora Mariela Carvalho. O periódico, idealizado há 32 anos pela professora Élida Guedes, já faz parte da memória acadêmica da UFMA.
De acordo com a professora Mariela, o desenvolvimento de produtos, como a revista e a newsletter, são espaços importantes para que os alunos possam colocar em prática suas habilidades e conhecimentos, assim como um ambiente propício para que eles possam experimentar novos formatos.
A discente de Comunicação e editora da RP Alternativo, Roberta Cely, destaca que “a produção da RP Alternativo foi enriquecedora, em vários aspectos, mas que mais importante foi poder ter a experiência de, junto com meus colegas de turma, construir algo tão interessante, do zero. O sentimento de ver o nosso esforço e dedicação se transformando em uma nova edição de uma revista, que é um marco no curso de Comunicação Social da UFMA, é muito satisfatório”, expressa.
A professora Mariela ressalta que “nessas disciplinas de laboratório, os estudantes podem exercitar, sobretudo, a criatividade. Além de desenvolver habilidades importantes para o mundo do trabalho, como a capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões, buscar soluções e gerenciar o tempo”.
A revista, em sua nova edição, além de explorar novos debates e desafios da área comunicacional, traz uma homenagem póstuma ao professor Junerlei Dias, que, por trinta anos, dedicou sua vida à docência no Departamento de Comunicação Social na UFMA. A matéria inclui também depoimentos sensíveis e saudosos de colegas de departamento e alunos que tiveram a oportunidade de aprender e conviver com o professor.
O lançamento da revista será em conjunto com a newsletter Mercado RP, idealizada em 2008 pela professora Luciana Jerônimo, do Departamento de Comunicação Social. Nessa edição especial, a produção conta com um novo design e identidade visual. Esse é o resultado de um projeto colaborativo entre a disciplina de Redação Jornalística e Relacionamento com a Mídia, do curso de Comunicação com habilitação em Relações Públicas e da turma de Teoria da Comunicação, do curso de Design, ambas ministradas pela professora Walline Guimarães.
O trabalho conjunto entre esses cursos e disciplinas exemplifica a força da interdisciplinaridade, em que diferentes saberes convergem para enriquecer a prática comunicacional. A discente que fez parte da produção da newsletter Mercado RP, Giovana Garcia, salienta quão “gratificante tem sido ver uma ideia saindo do papel e se transformando em um texto vivo”, e ainda afirma a importância que o processo de produção teve no entendimento prático dos aprendizados para sua formação profissional.
Nesse lançamento, a publicação reafirma seu compromisso com a excelência, constante evolução e conexão com temas contemporâneos, como inteligência artificial e o mercado de RP. Entre as principais temáticas abordadas nesta edição da Mercado RP estarão: a Inteligência Artificial e a profissão de RP; o mercado local, nacional e internacional de RP; marcas e relacionamento com o cliente; e educação para a vida.
Dar publicidade ao que é produzido na academia é um dos compromissos sociais da Universidade, afirma a professora Mariela. Após o lançamento, a revista RP Alternativo e a newsletter Mercado RP estarão disponíveis para acesso ao público em ambiente digital.
Por: Débora Marques
Revisão: Jáder Cavalcante