Notícias

Curso de Computação e Informática EaD foi uma das maiores turmas a receber a outorga de grau na cerimônia oficial dos cursos do CCET

publicado: 24/03/2022 10h36, última modificação: 25/03/2022 00h23
Curso de Computação e Informática EaD foi uma das maiores turmas a receber a outorga de grau na cerimônia oficial dos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA.png

Na segunda-feira, 21, a Universidade Federal do Maranhão realizou a cerimônia de colação de grau dos cursos do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) referentes ao segundo semestre de 2021. Pela primeira vez, estudantes do curso de Computação e Informática na modalidade a distância, coordenados pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), participaram da programação regular de Colação de Grau dos Centros de Ensino da UFMA. 

Os cursos a distância da Universidade são vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem por objetivo a expansão de graduações gratuitas a distância e programas educacionais pelo país, alcançando locais isolados. “Geralmente, nossos estudantes EaD colam grau em cerimônia especial da Diretoria de Tecnologias na Educação. É uma satisfação poder vê-los recebendo a outorga do grau com todos os estudantes da Universidade, porque isso demonstra que estamos no caminho certo. Dedicamo-nos no aprimoramento e desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas para auxiliar o nosso aluno, como por exemplo, o aperfeiçoamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, qualificando a educação a distância na Universidade, o trabalho árduo da equipe administrativa e a coordenação dos cursos na produção das atividades acadêmicas e nas ações educacionais nos polos de ensino", frisou a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. 

Segundo o coordenador do curso, Carlos de Salles Soares Neto, o foco da Licenciatura em Computação e Informática é a formação de profissionais aptos a discutir e lecionar temas da área de computação, que vão desde aspectos tecnológicos, pedagógicos e técnicos. “É com muita alegria que a Licenciatura em Computação e Informática completa seu primeiro ciclo, com a primeira turma de 15 formandos do curso. Foram anos desafiadores, atravessados por uma pandemia e por uma vivência ímpar e valiosa. Todos os profissionais envolvidos aprenderam bastante e mostraram muito afinco em construir uma jornada de formação com o padrão de qualidade da UFMA”, declarou. 

O curso está presente em 16 cidades diferentes espalhadas em todas as regiões do estado. “Para o Maranhão, este é um momento importante, pois marca a entrada de profissionais no mercado de trabalho aptos a formar novas gerações de estudantes prontos para usarem o poder disruptivo da tecnologia a serviço da sociedade. Nesta primeira turma, temos alunos de sete polos de ensino a distância da UFMA nas cidades de Anapurus, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Nina Rodrigues e Santa Inês”, declarou o coordenador.

Da cidade de Açailândia, o formando Dorival Sousa tinha que percorrer cerca de 140 km para chegar ao polo de Bom Jesus das Selvas, no qual cursou todo os períodos. “Na primeira reunião de abertura do curso, cogitei desistir por causa da distância, mas encontrei no curso amigos da minha cidade, e, assim seguimos: um apoiando o outro. Quando veio a pandemia, outro obstáculo apareceu, pois moro em uma área de assentamento, e o acesso à internet não é bom. Diversas vezes tive que ir para a cidade fazer as avaliações, postar os trabalhos ou realizar pesquisas para a progressão do estágio e produção da monografia. Mas isso não me parou, me encorajou ainda mais”, relatou Dorival, que foi o juramentista da turma.

Na sua terceira graduação, Leonardo Ferreira ressalta a importância desse diploma, pois atua na área como professor há mais de 25 anos, porém sem a formação em Licenciatura. “Nessa trajetória, houve muitas dificuldades, como conciliar o curso com uma jornada de trabalho em três turnos, ser pai, esposo, professor e estudante. Foi uma tarefa árdua, mas, com perseverança e fé, consegui. Os desafios de estudar em meio a uma pandemia quase me fizeram desistir, mas, com ajuda e o incentivo dos outros colegas do polo de Caxias, decidi continuar. Tenho como perspectiva contribuir como professor de educação profissional e do ensino superior”, contou Ferreira.

Assista na íntegra a Colação de Grau dos estudantes do CCH e CCET da UFMA.

Por: DTED

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: