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Curso de Ciências Naturais do Centro de Ciências de Imperatriz, Unidade Bom Jesus, inaugura a sede da Incubadora de Objetos Educacionais
O curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia (LCN-Biologia) do Centro de Ciências de Imperatriz – Unidade Bom Jesus da UFMA inaugurou, na quarta-feira, 22, a sede da Incubadora de Objetos Educacionais (IOE). O espaço fica localizado em sala interna ao lado do Laboratório de Matemática da Universidade. A ideia de organizar a Incubadora surgiu a partir de um projeto de pesquisa do professor Antônio Neres Oliveira, coordenador da IOE.
A Incubadora tem por objeto de pesquisa o ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências e matemática alinhados às Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), à luz dos princípios da abstração reflexionante e do fenômeno criativo, no sentido de atender às demandas dos professores e alunos das escolas públicas do município de Imperatriz.
De acordo com o vice-coordenador do projeto, o professor Nertan Dias Silva Maia, incubadora é um termo clássico utilizado no universo acadêmico para designar espaços de criação e desenvolvimento de produtos, empresas, patentes, entre outros. O termo se refere à acepção da palavra de incubar uma ideia e desenvolvê-la ao ponto tornar-se um produto ou uma empresa. “O Laboratório de Matemática e a incubadora serão campo de pesquisa e estudos para o projeto de Residência Pedagógica a partir do próximo semestre, caso nosso projeto de Residência Pedagógica seja aprovado, pois está em avaliação, no momento”, ressaltou.
O projeto da IOE foi submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) em 2019. A incubadora investiga as transformações no modo de conceber e gerar atividades didático-pedagógicas com uso e produção de objetos de aprendizagem. O principal objetivo consiste em atender às demandas dos professores e alunos das escolas públicas, no que diz respeito à construção e utilização dos objetos de ensino-aprendizagem, nas áreas de ciências e matemática.
Entre os objetivos secundários, destacam-se: pesquisar sobre o potencial das TDIC, no processo de ensino-aprendizagem em ciências e matemática, à luz da teoria da criatividade e da abstração reflexionante; criar uma incubadora de desenvolvimento de projetos educacionais acoplados às tecnologias digitais para o ensino-aprendizagem em ciências e matemática; e fomentar os projetos de ensino-aprendizagem na área de ciências e matemática das escolas públicas.
Espaço físico
A estrutura foi pensada para abrigar os equipamentos de informática e os materiais de criação e transmissão de vídeos, além da equipe do projeto. Também tem a função de atender às demandas dos professores e graduandos do curso de LCN, no que diz respeito à construção e utilização dos objetos de ensino-aprendizagem, nas áreas de ciências e matemática.
Além da incubadora, o professor Nertan explica que outro projeto está em fase desenvolvimento. Trata-se do livro eletrônico “Caminhos para educação matemática numa perspectiva interdisciplinar”, que visa proporcionar a criação de conteúdos criativos de matemática do ensino fundamental integrados às áreas de Ciências Naturais, utilizando situações-problema por meio das TDIC, com o propósito de obter um livro digital inovador.
A produção do livro conta com a colaboração de dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Rafael do Livramento Silva e Dadila Firmino de Sousa, e do técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFMA, Wesley de Oliveira Carneiro.
O coordenador do curso de Biologia, Laecio Macêdo comentou a relevância da IOE para a Universidade. “Quando as tecnologias da informação e comunicação são integradas corretamente ao conteúdo pedagógico, geram mais motivação e engajamento do aluno. Portanto a inauguração da incubadora de objetos educacionais vai proporcionar mais aprendizagem e mais oportunidade de bolsas para os nossos acadêmicos, e também será um retorno para as escolas porque nós produziremos material para ser utilizado na educação básica de forma gratuita, de modo a auxiliar os professores de ciência e matemática”, declarou.
Saiba mais
Antônio Neres de Oliveira possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido também pela UFPA e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor de Matemática do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão.
Nertan Dias Silva Maia possui bacharelado e licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciatura em Pedagogia com habilitação para o ensino de Sociologia e Filosofia pela Faculdade Kurios (Fak). É especialista em Metodologias do Ensino de Arte pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Artes Visuais, Cultura e Criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGFIL-UERJ). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Maranhão.
Por: Hérika de Almeida
Revisão: Jáder Cavalcante